Odiada por poucos, mas amada por muitos!

Chef PV Show ensina a fazer dobradinha, um prato polêmico e muito saboroso

No Brasil, chamamos de dobradinha. Mas o prato é típico de Portugal e lá chama-se dobrada. Nós estamos falando mesmo é do bucho bovino. Trata-se de uma receita deliciosa, porém, alvo de muito preconceito, pois se trata de uma parte não tão nobre do animal.

A dobradinha, como já falamos, é o bucho do animal. A mais consumida no Brasil é a de boi, mas existem pratos famosos com a buchada de bode. Como tem contato com as fezes do animal, mesmo limpa, pode apresentar odor ruim ao cozinhar. É por isso que muitos viram a cara para esse prato. No entanto, eu costumo dizer que ingredientes são como pessoas. Se os tratarmos bem, só teremos coisas boas em troca.

DOBRADINHA DO CHEF PV SHOW

INGREDIENTES: 1kg de dobradinha, 150g de bacon, 300g de calabresa, salsinha, cebolinha, limão, 1 cebola, 1 cenoura, alho poró picado, pimenta calabresa, molho de tomate, 200ml de vinho branco, azeite extra virgem

MAS COMO LIMPAR A DOBRADINHA: Hoje em dia, muitas pessoas já compram a dobradinha previamente limpa. Ou seja, ela já foi higienizada e embalada a vácuo. No entanto, como proceder? Primeiro, lave muito bem a dobradinha em água corrente. Depois adicione ela em uma panela com temperos diversos, suco de limão e cubra com água. Pode adicionar um pouco de sal. Cozinhe na pressão por 10 minutos. Descarte a água e também os temperos. Lave novamente a dobradinha e reserve.

MODO DE PREPARO: Em uma panela, refogue bacon, com cebola, cenoura e alho poró. Adicione vinho branco, tempere com sal, pimenta do reino e reserve. Em uma panela, coloque a dobradinha já limpa, os temperos que você achar melhor, o refogado que você acabou de preparar, molho de tomate, feijão branco, calabresa e cubra novamente com água. Cozinhe na pressão por mais 20 minutos e estará deliciosa. Eu costumo comer a dobradinha com arroz e farofa. A combinação é do dia a dia, mas o prato ganha contornos de prato de restaurante.

E VOCÊ SABIA QUE ESSE PRATO JÁ ESTEVE ENTRE AS 7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA?

Deixe o preconceito de lado e se permita conhecer novas texturas e sabores. Você só terá a ganhar. A dobradinha é deliciosa.