Contra o piso

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou ontem para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso salarial da enfermagem. O julgamento virtual continua para a tomada dos demais votos. Com o voto do ministro Gilmar Mendes, foi formada a maioria (6 votos a 3) pela suspensão. Faltam os votos de Luiz Fux e da presidente Rosa Weber. O julgamento virtual começou na sexta-feira (9) e será finalizado hoje. No dia 4 de setembro, Barroso atendeu pedido de liminar feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e concedeu prazo de 60 dias para que os envolvidos na questão possam encontrar soluções para garantir o pagamento. É provável que a categoria volte a fazer manifestações para assegurar que a conquista tão comemorada não seja perdida.

Mais mutirão

A Prefeitura de Criciúma reforça a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação com mais uma ação. O mutirão ocorrerá neste sábado (17), das 9h às 16h, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. “A mobilização, que é nacional, vai até o dia 30 de setembro, e nosso propósito é garantir uma ampla cobertura e impedir o retorno de doenças que estão erradicadas no nosso país”, explica o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira. Lembrando que a pólio, por exemplo, pode causar paralisia.

Preocupação aumenta

Lideranças políticas da região já começam a admitir nos bastidores que o Sul do Estado corre um sério risco de ter sua representatividade em Brasília duramente enfraquecida. Análise é de que são candidatos demais por aqui e outros de fora que também vão tirar votos dos nossos representantes. A região sabe que se isso se confirmar a busca de verbas e de projetos vai se tornar ainda mais delicada. Por isso, a ordem é reforçar o apelo para que o eleitor vote em gente da região.

Não é pró-Lula, mas melhorou

Candidato do PT a uma vaga na Câmara dos Deputados Daniel Loch admite que Santa Catarina não tem uma maioria pró Lula. Mas para ele o cenário melhorou muito. “Hoje temos um número bem maior de pessoas que se mostram favoráveis ao nosso presidente. A maioria não está conosco, mas a votação do PT vai crescer no Estado e isso vai garantir que o presidente Lula retorne para fazer as mudanças necessárias para o país”.

No radar

Presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus disse ontem na Massa que a Cooperaliança já começa a se planejar a obra que terá que ser executada na SC-445. “Com o projeto de duplicação, vamos ter que fazer o deslocamento de rede. Esse investimento já começa a ser planejado. Agora com a sanção da lei estadual pelo governador Sopelsa, acredito que vamos conseguir a parceria do Estado neste investimento que é fundamental para a nossa cidade e para a região”, destaca.

Homenagem

Em tramitação na Câmara Municipal de Içara o projeto de lei que institui a honraria para Policial Militar, Polícia Civil e Bombeiro Militar no município de Içara, de autoria do vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB). Conforme o texto fica a critério dos membros da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros a forma de escolha de cada homenageado, sendo as honrarias outorgadas anualmente pelo Poder Legislativo. O projeto estabelece que as honrarias sejam concedidas em sessão ordinária, realizada preferencialmente na semana do feriado de 21 de abril, tendo em vista que Tiradentes é o patrono da polícia brasileira.