Ho ho ho, Feliz Natal!

Chef PV Show ensina receitas um pouco fora do habitual, mas que combinam muito com o Natal

Quando falamos em Natal, logo pensamos em tender, peru, arroz temperado e muita uva passa. Hoje eu trago pra vocês duas receitas diferentes. Uma torta de frango que pode ser consumida ao longo do dia, na preparação do jantar de Natal e uma farofa, que pode ser uma entradinha da ceia ou até mesmo, um acompanhamento. Vamos a elas?

Torta de Frango

Ingredientes: Massa – 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 6 colheres (sopa) de manteiga, ½ lata de creme de leite, 2 gemas, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de sal. Recheio – 1 colher (sopa) de óleo, 4 dentes de alho picados, 2 cebolas médias picadas, 2 tomates médios, picados, 1 peito de frango grande cozido e desfiado, 2 tabletes de caldo de galinha, 1 vidro de palmito picado (300 g), ½ lata de creme de leite, 1 pitada de pimenta-do-reino, 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado e 1 gema para pincelar.

Modo de Preparo: Massa – Em um recipiente coloque farinha de trigo, faça uma cova no centro, adicione a manteiga, o creme de leite, as gemas, o fermento o em pó e o sal. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (26 cm de diâmetro), reservando cerca de um terço da massa para a cobertura. Recheio: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e as cebolas. Junte os tomates e refogue por 5 minutos. Acrescente o frango desfiado, os tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 xícara (chá) de água e refogue até secar a água. Acrescente o palmito, o creme de leite, a pimenta-do-reino e o cheiro verde, misture bem e coloque sobre a massa já na forma. Abra a massa reservada com auxílio de um rolo, cubra a torta, fechando bem as bordas, pincele com a gema e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva.

Farofa de Linguiça com ervas

Ingredientes: 1 embalagem de bacon em cubos, 2 gomos de linguiça fina cortada em rodelas finas, 1 xícara (chá) de manteiga sem sal, 2 cebolas descascadas e picadas em cubos pequenos, 4 dentes de alho descascados e picados finamente ou amassados, 2 cenouras descascadas e raladas, 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada, 2 xícaras (chá) de ervas frescas picadas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, ou outras de sua preferência), 1 xícara (chá) e uvas passas brancas ou pretas, sal a gosto, pimenta-do-reino preta moída a gosto, 1 xícara (chá) de castanhas do Brasil picadas grosseiramente.

Modo de preparo: Em uma panela, doure o bacon em sua própria gordura*; junte as linguiças e refogue até que as linguiças fiquem douradas; Acrescente a manteiga, a cebola e o alho e refogue um pouco mais; Junte as cenouras e vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo; Coloque as ervas, as uvas passas e tempere com sal e pimenta; Finalize salpicando as castanhas do Brasil. Sirva.