Força para as cooperativas

Esta quarta-feira promete se estabelecer como um marco importante para a história do cooperativismo em Santa Catarina. Líderes do setor de todo o Estado tem agenda na capital do Estado com o governador em exercício Moacir Sopelsa. Na pauta o pedido para que o governador sancione o projeto de lei aprovado na Alesc nesta terça e que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia. “A intenção é estimular a expansão, melhoria e o reforço do sistema elétrico energético pelas mãos das cooperativas de Santa Catarina e estimular também a ampliação dos serviços públicos que são prestados pelas Cooperativas”, explica o presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus. Dedê é um dos vice-presidentes da Fecoerusc, e a federação tem trabalhado para defender o fortalecimento do setor. Segundo Dedê, o projeto reforça também o caráter social das cooperativas que são parcerias dos municípios em seu desenvolvimento e também desenvolvem um trabalho social de grande relevância.

Parou

Obra de macrodrenagem na região do bairro Pio Correa está parada. Empresa levantou acampamento depois do atraso no pagamento do Governo do Estado completar dois meses. Caso vem sendo acompanhado de perto pela Secretaria de infraestrutura do município, mas o pagamento é responsabilidade do governo de Moisés. A dúvida é se esse é um caso isolado, um problema generalizado, ou uma retaliação pelo fato do prefeito da cidade estar na campanha de Amin.

Falando em Salvaro

Antes da definição das candidaturas, ele fez um inflamado discurso defendendo o governador. Falou que Moisés merecia continuar. A campanha do atual governador tem aproveitado apenas esse trecho do discurso, em vídeo e espalhado pelos bastidores da política em todo o Estado.

Racismo

Bia Vargas e Décio Lima vão denunciar caso de jornalista do Oeste que reclamou do fato de Décio citar demais Bia como mulher negra na campanha. No áudio que foi encaminhado a Lima, o profissional disse que se sente vítima de racismo toda vez que ele exalta a negritude de Bia. Caso, claro, vai parar na Justiça. Essa história serviu de pano de fundo para que apoiadores de Bia denunciassem uma suposta discriminação que ela estaria sofrendo do partido. Alegam que mesmo o PSB tendo recebido uma boa quantia, a candidata a vice ainda está a ver navios.

De olho em Brasília

Líder de movimentos sociais e de caminhoneiros, o agora candidato a uma vaga na Câmara dos deputados Zé Trovão cumpriu agenda ontem em Criciúma. “Eu preciso de pelo menos 120 mil votos para garantir uma vaga em Brasília. Eu quero servir Santa Catarina e defender que pautas importantes como a questão tributária seja resolvida e possamos ter uma vida melhor para todos. Eu quero ajudar a mudar o congresso e estou pronto para isso. Conheço a realidade do Sul e sei que posso contribuir”. Durante entrevista à Massa FM, ele voltou a criticar o que taxou de perseguição do STF e garantiu. “Sou democrático, quero defender a liberdade e a democracia, mas não posso concordar com o que o STF faz”.

Empolgado

Udo Döhler, empresário e candidato a vice de Moisés, não escondeu sua empolgação com a evolução da campanha. “O catarinense quer que esse modelo continue. Temos sentido isso. Em Cocal do Sul tivemos um grande evento, encontro qualificado. Vamos estar no segundo turno e vamos em busca da vitória para fazer uma gestão a quatro mãos”, assegura.