Burrito de carne com creme de cheddar e purê de batatas

Chef PV Show ensina um burrito de simples preparo e sabor incomparável

Você sabe o que é um Burrito? Pode ser um burro pequeno, sim, mas já explicamos a seguir. Burrito é um prato tradicional da culinária mexicana e da culinária Tex-Mex, consistindo em uma tortilla de farinha geralmente recheada de diversos ingredientes, a maior parte das variantes utiliza feijão e carnes (bovina, suína ou frango) com acompanhamentos.

Dentre os principais recheios de um burrito, estão arroz, feijão, alface, tomates, salsa, guacamole, queijo, creme e vegetais, carne e feijão. No entanto, apesar de existirem receitas tradicionais, não existe uma regra. Você pode rechear o burrito com o que você preferir.

A palavra burrito significa “pequeno burro” em espanhol, o diminutivo de asno, popularmente conhecido como burro. O nome burrito, aplicado ao prato, possivelmente deriva da tendência dos burritos em conter tantos ingredientes quanto um burro é capaz de carregar.

Hoje, eu vou fazer uma versão de burrito diferente da Tex-Mex. O recheio será de carne com creme de cheddar, acompanhada de purê de batatas. Com certeza, um burrito confort food, para aquecer dias frios com um lanche saborosíssimo.

Burrito de carne com purê de batatas.

Ingredientes: 1 maminha, Cheddar processado, cebola, batata, sal, pimenta do reino, creme de leite e azeite extra virgem.

Modo de preparo: Começo fazendo uma incisão no meio das batatas e coloco para cozinhar em água salgada, com casca e tudo. Quando estiverem cozidas, retiro da água, e deixo esfriar. Assim que estiver fria, o corte que fiz vai me ajudar a descascar a batata com facilidade preservando o máximo do alimento. Esmago com um garfo até formar. Entro com a batata amassada em uma panela, adiciono manteiga, creme de leite e o leite. Vou mexendo até que o purê atinja a consistência que eu quero. Tempero com sal e pimenta do reino e reservo.

Agora vamos para a carne. Corto a maminha em tirinhas, tempero com sal e pimenta do reino e reservo. Corto a cebola em cubinhos bem pequenos. Em uma panela, entro com azeite extra virgem e adiciono a cebola, refogo bem, adiciono sal, e posteriormente, entro com a carne. Refogo bem a carne e entro com o creme de cheddar. Deixo o creme envolver toda a carne e finalizo com tempero verde a gosto.

Pego uma tortilha e coloco na tábua, entro com o purê de batatas, depois adiciono a carne e o molho. Finalizo com mais cheiro verde e fecho o burrito. Em uma panela, vou tostar a tortilha para que fique quietinha e crocante. Você também pode utilizar a airfryer ou o forno para finalizar.

Sirvo partida ao meio para aguçar ainda mais a fome.

Essa receita é muito boa para dias frios, mas também pode ser consumida em qualquer época do ano. Bom apetite! Para acessar um vídeo que explica esta receita, abra o leitor de QR Code do seu smartphone e aponte a câmara dele para o código desta página.