Autoridades, entidades, órgãos de segurança e escolas participaram das festividades

Criciúma e Içara

As homenagens ao bicentenário da Independência do Brasil foram bem recebidas pela população e mostraram a empatia pela Pátria e as cores verde e amarelo. Os desfiles cívicos militares levaram cerca de sete mil pessoas à Rua da Gente, em Criciúma, e cerca de cinco mil à Rua Altamiro Guimarães, em Içara.

Criciúma

Criciúma realizou o maior ato cívico da histórica da cidade. Mais de 90 entidades participaram do evento, incluído as 63 escolas da rede municipal e outras instituições. Mais de sete mil pessoas desfilaram pela Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini. Pelo menos 25 mil pessoas passaram pelo local, no desfile que homenageou os 200 anos da Independência do Brasil.

Antes do início oficial do desfile, o Hino Nacional, o da Independência e o de Criciúma foram interpretados por alunos da EMEB Carlos Gorini, juntamente com a banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). Depois, o prefeito Clésio Salvaro, acompanhado do comandante do 28° GAC, tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, do comandante do 6° Comando Regional da Polícia Militar, coronel Cristian Dimitri Andrade, e do comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovesan da Silveira realizaram a revista à tropa em um veículo oficial do exército, e conferiram a normalidade para o início do desfile cívico-militar.

“É uma alegria estar aqui e poder comemorar os 200 anos de Independência do Brasil. Esse é um momento histórico e que nunca será esquecido pois, depois de dois anos de evento pausado devido a pandemia, hoje podemos celebrar juntos novamente. Todos nós aqui temos um papel, defender a bandeira do Brasil e as cores que ela carrega”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

Apesar do tempo instável, o evento que iniciou às 8h durou quase cinco horas. A tropa formada pelo 28° GAC abriu o desfile, e em seguida, desfilaram Polícia Militar, Bombeiros Militares e Civis, Polícia Civil, Perícia Criminal, Polícia Científica e Polícia Federal. A primeira escola a desfilar foi a EMEB Angelo de Luca, com mais de 70 alunos.

“Tudo foi preparado nos mínimos detalhes para que esse dia ficasse marcado. Agradeço ao Exército Brasileiro aqui presente, que esteve conosco nas escolas, cantando o Hino da Independência com os nossos alunos, isso mantém vivo nas crianças o amor à pátria”, avaliou o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim.

Içara

Em Içara, a Rua Altamiro Guimarães recebeu os desfiles. Embora a ocorrência de chuva, o público acompanhou o evento do início ao fim. Foram 56 pelotões com a participação das escolas do município, Exército Brasileiro, polícias Militar e Civil, Bombeiros, além de entidades, associações diversas e o Governo Municipal.

“Foi um grande evento que encheu os olhos das pessoas que tiveram a oportunidade de assistir. Há dois anos não tínhamos o desfile cívico o que havia deixado a população com mais vontade ainda de manifestar seu amor à Pátria”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso. “Nossa avaliação é bastante positiva. Destaque especial para o desempenho das fanfarras que são uma novidade esse ano em duas escolas”, completou a secretária de educação, Rose Reynaud.

As escolas participantes apresentaram os fatos que marcaram a história do país, estado e município nos 200 anos da independência. “Cada escola contou os fatos de uma década. Foi um momento muito bonito pois unimos a manifestação do sentimento patriótico com o próprio processo pedagógico de lembrar os fatos e nossa história”, pontuou o coordenador do desfile, professor Edenilson Prudêncio.