Involuindo

Dados divulgados ontem pela ONU mostram que, pelo terceiro ano consecutivo, o Índice de Desenvolvimento Humano no planeta recuou. Pelos dados, o ser humano viu encolher sua expectativa de vida, está menos instruído e ganhando menos. O Brasil também sofreu e viu perder três posições. O otimismo também recuou e é o pior desde o início da série histórica, iniciada lá em 1900. Pelos dados, nunca estivemos tão desesperançosos, nem mesmo durante as guerras. Vale lembrar que esse momento é provocado por algumas situações pontuais como a pandemia, os problemas climáticos e a guerra na Ucrânia. Seja como for, eles servem para que a humanidade possa colocar um pé no freio, buscar o que está fazendo de errado e tentar corrigir o curso para que possamos voltar a enxergar dias melhores.

Com Márcio

O candidato Márcio Búrigo ganhou mais um apoio de peso para sua candidatura a deputado estadual. Nesta semana, o vereador de Balneário Rincão Juninho Venturini (MDB) declarou apoio ao ex-prefeito de Criciúma na corrida por uma vaga na Alesc. Venturini chegou a lançar sua pré-candidatura à deputado estadual no município, e agora está fechado com Márcio Búrigo. “Um apoio igual ao do Juninho só reforça o nosso propósito por Santa Catarina. Ele é jovem, cheio de boas ideias, vontade de fazer e com certeza será ouvido em nosso gabinete”, declara Búrigo.

Ícone da história

A morte da rainha Elizabeth II, ontem na Escócia, coloca fim ao mais longo reinado da história do Reino Unido e sepulta um dos grandes ícones da história da humanidade. Soberana visitou inúmeras nações, pacificou a Inglaterra, colocou o país no caminho de avanços importantes e se mostrou como uma das grandes estadistas da história. Era a referência de segurança para os britânicos e dona de um magnetismo que, dificilmente alguém irá conseguir superar.

Vai sair

Obra de duplicação da SC-108 entre Cocal do Sul e Urussanga vai sair do papel. Governador em exercício Moacir Sopelsa autorizou ontem o início dos trabalhos. Orçamento é de mais de 200 milhões e a previsão é que ela fique pronta em até 900 dias. O otimismo do prefeito Fernando de Fáveri com a obra é enorme. Aposta é que ela vai impulsionar o crescimento econômico da cidade.

Vai render

Manifestações do presidente Jair Bolsonaro em 7 de Setembro vão render ações na justiça. Partidos de oposição consideram que o presidente usou evento público para realizar palanque de campanha.

Empolgado

Militantes do Partido dos Trabalhadores na região estão empolgados com o crescimento de Décio Lima nas pesquisas. Aposta é de que se o ritmo for mantido, o PT pode experimentar, pela primeira vez, o que é chegar a um segundo turno de uma eleição para o Governo de Santa Catarina.

Belos eventos

Desfiles cívicos da região foram marcados por uma grande presença de público e um resgate histórico dos nossos 200 anos de independência. Em Criciúma teve até a chegada da corte portuguesa, o Dia do Fico e o Grito do Ipiranga. Quem foi para a rua acompanhar não se arrependeu. Em Içara, teve resgate dos 200 anos. Exemplo de empenho de alunos e professores que deram um show.