Militar vai assumir a cadeira de subcomandante do 4º BBM de Criciúma

Içara

O major Renan Fernandes vai deixar o comando da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Içara, unidade que faz parte da área de cobertura do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma (4º BBM). A função será ocupada pelo capitão Eric Gomes Vamerlati em ato marcado para acontecer às 15 horas de hoje (2), no quartel de Içara.

Fernandes exerceu o cargo de comandante durante cinco anos e meio, depois de ser transferido de Criciúma. Ainda tenente, ele assumiu a função em 2017. À frente da unidade ele se tornou capitão e depois major. Além das conquistas na carreira, o militar comemora ainda os ganhos obtidos para os bombeiros de Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Urussanga, quartéis que também fazem parte da 2ª Cia do 4ºBBM.

“Foi um período de bastante trabalho. Conseguimos atingir as nossas metas e cumprir as missões que foram dadas não só para mim, mas para toda a nossa corporação. Somos em torno de 50 bombeiros militares e 100 bombeiros comunitários, que atendem uma área com uma população de quase 150 mil habitantes em cinco municípios”, destacou o major.

Entre as conquistas, Fernandes destaca as melhorias nos quartéis da área da 2ª Cia e a aquisição de novos equipamentos. “A maior conquista foi a construção do novo quartel de Içara, que foi inaugurado em julho. Para esta unidade, durante o período que fui comandante, ainda conseguimos uma nova viatura de autossocorro de urgência (ambulância) e de uma viatura de auto resgate (caminhonete)”, lembrou.

Ele ainda enumerou a conquista do novo quartel de Morro da Fumaça, a aquisição de uma viatura autobomba tanque resgate (caminhão) para a guarnição de Urussanga e a ativação do escritório do setor de segurança contra incêndio em Balneário Rincão.

Ações nas praias

Durante o verão a população atendida pela 2ª Cia duplica, ultrapassando mais de 300 mil pessoas, devido ao movimento de pessoas nas praias e lagoas que fazem parte da área de cobertura da unidade. O major também destacou os avanços nas operações e ações educativas durante as edições realizadas da Operação Veraneio.

“Demos continuidade ao importante projeto do Praia Acessível que surgiu em Balneário Rincão e que hoje acontece em outras praias de Santa Catarina. No Projeto Golfinho, que também acontece em Balneário Rincão, formamos mais de 3 mil crianças no período em que fui comandante. Em Içara, realizamos formaturas de bombeiros comunitários, bombeiros mirins e bombeiros da melhor idade”, reforçou.

Outro ganho foi a melhoria dos postos de guarda-vidas civis nas praias. “Quando eu cheguei, as estruturas eram todas de madeira. Elas eram constantemente alvo de vandalismo, incêndios criminosos e também deterioração. Em uma parceria com o Balneário Rincão, esses postos agora são todos feitos com container e autônomos, ou seja, com banheiro e espaço adequado para os guarda-vidas”, acrescentou. “Em 2022 foi o sétimo ano consecutivo sem mortes por afogamento em áreas guarnecidas”, emendou.

Missão cumprida

Depois de deixar o comando do quartel de Içara, major Fernandes vai assumir um novo desafio. Ele foi convidado a assumir a cadeira de subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Criciúma, que hoje é comandado pelo tenente-coronel Henrique Piovesan.

“Vou exercer agora uma função mais gerencial, sendo responsável pela Operação Veraneio em toda a área do batalhão. Ficara também sobre minha responsabilidade a organização de instruções para a corporação e de cursos para os bombeiros comunitários. Uma das metas, inclusive, é ampliar o Projeto Golfinho para os demais municípios da região, não se limitando apenas nas cidades litorâneas”, disse.

O major evidenciou ainda o apoio que teve durante os anos em que comandou a unidade de Içara. “É um ciclo que se encerra. Eu saio com o sentimento de dever cumprido. O que nos foi proposto foi cumprido e ainda temos vários projetos em andamento que acredito que o meu substituto vai dar continuidade com excelência. Tenho uma gratidão por toda a população, bombeiros militares, bombeiros comunitários e entidades civis organizadas que sempre foram parceiros em nossas ações”, completou. Colaboração Lucas Renan Domingos, Portal Engeplus.