Equilíbrio
A NSC divulgou na noite de ontem uma pesquisa com a intenção de votos do Catarinense para o Governo do Estado. Os números foram compilados pelo IPEC. Foram ouvidos 800 eleitores de 39 cidades de Santa Catarina entre os dias 20 e 23 de agosto. A pesquisa está registrada sob número Registro no TRE: SC-01218/2022, Registro no TSE: BR-02226/2022. Pelos dados, se a eleição fosse hoje o atual governador Carlos Moisés teria 23% dos votos. Na segunda posição, tecnicamente empatados aparecem Jorginho Mello com 16% e Esperidião Amin com 15%. A pesquisa mostra ainda Gean Loureiro, citado por 8% dos eleitores, Décio Lima tem 6%, e Odair Tramontin 2%. Os outros quatro concorrentes têm 1%. Brancos e nulos somam 10%. Outros 17% dos entrevistados não sabem ou não responderam. Os números mostram o jogo ainda aberto e Moisés, apesar da liderança, ameaçado. Vale lembrar que ele é o atual governador e a lógica seria ter uma gordura bem maior. Resta saber se ele já bateu no teto ou ainda tem espaço para crescer. A pesquisa também chama a atenção pelo fraco desempenho, pelo menos até aqui, do candidato do PT Décio Lima. Historicamente, o PT sempre bateu em 15% da preferência do eleitorado do Estado. É um primeiro retrato e muita coisa ainda vai mudar nas próximas semanas.
Para o Senado
Raimundo lidera com 26% dos votos, Dário aparece em segundo com 9% e Celso Maldaner é o terceiro com 7%.
PF
Polícia Federal cumpriu mandados ontem em Santa Catarina contra dois empresários. Os alvos foram Luciano Hang da Havan e Marcos Morongo, da Mormai. Eles são acusados de troca de mensagens com conteúdo golpista. Segundo o inquérito nas mensagens trocadas via aplicativos, eles estariam cogitando a possibilidade de incentivar um golpe de estado em caso de vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, Hang negou.
Com o MDB
Preterido na escolha para ser o nome do PSDB a vice o ex-governador, Leonel Pavan está distante da campanha progressista. Recentemente fez reunião com o presidente do MDB Edinho Bez e, segundo o político tubaronense, Pavan está na campanha de Moisés e Udo.
Contagem regressiva
Obra de duplicação da SC-108 e do contorno viário de Cocal do Sul deve iniciar ainda em agosto. A informação é do prefeito Fernando de Fáveri. Em entrevista a Massa FM, ele lembrou que todas as etapas burocráticas já foram superadas e a empresa responsável pela obra já está se instalando na cidade. Orçada em mais de 100 milhões de reais a obra deve criar uma nova rota de desenvolvimento para o município.
Com Dom Pedro
Município de Criciúma segue ajustando os detalhes para o desfile cívico de sete de setembro. Evento programado para a Rua da Gente deve reunir mais de 10 mil pessoas. Em entrevista à Massa FM o secretário de Educação Miri Dagostin lembrou que as escolas do município estão preparando uma atração especial com a encenação da chegada de Dom Pedro, da princesa Leopoldina e o ato do grito do Ipiranga. “Em Brasília vamos ter o coração de Dom Pedro e aqui uma grande encenação”, avisa.
Campanha
A Sociedade Brasileira de Imunizações lançou uma campanha para reforçar a importância da vacinação contra a paralisia infantil. A iniciativa quer alertar a população para o perigo da volta da poliomielite, com a queda da cobertura vacinal de crianças. A campanha “Paralisia infantil – a ameaça está de volta” será realizada exclusivamente on-line, ao longo de 45 dias para tentar impulsionar a imunização no país.
Melhoria
A expectativa de melhora do cenário econômico em 2022 continua sendo a tendência das instituições do mercado financeiro, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central. Os economistas do mercado acreditam que a inflação deve fechar o ano em 6,8%. Na projeção anterior, era esperado um IPCA de 7% em 2022. É a oitava vez seguida que o mercado abaixa a estimativa de inflação deste ano.