Rádio Som Maior FM proporcionou uma rodada de assuntos para colocar os candidatos frente a frente

Da Redação

Encerrado o processo de definição das candidaturas, sete dos nove candidatos ao Governo de Santa Catarina se reuniram em dois debates que serviram de aquecimento para o início da campanha eleitoral, programado para o dia 16 de agosto.  O primeiro debate ao governo de Santa Catarina nas Eleições 2022 começou a ser transmitido às 17h30min pelo SCC SBT no fim da tarde de sábado. Ontem pela manhã, o encontro foi em Criciúma, no Estúdio da Rádio Som Maior.

Participaram dos debates os candidatos Carlos Moisés da Silva (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (NOVO). Conforme prevê a legislação eleitoral, foram convidados os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados.

Os debates foram marcados por declarações moderadas de todos os lados. Esperidião Amin e Jorginho Mello trocaram gentilizas e fizeram questão de se apresentar como os candidatos de Jair Bolsonaro. Já Décio Lima frisou ser o representante da esperança e enfatizou sua ligação com ex-presidente Lula.

Já Odair Tramontin, do partido Novo, aproveitou os dois encontros para enfatizar que é a novidade no processo e que representa um novo jeito de fazer política, onde os cargos são definidos por mérito e não por filiação partidária. Candidato à reeleição, Carlos Moisés fez questão de ressaltar os avanços que, segundo ele, ocorreram em sua gestão. Alegou ter saneado o Estado e se apresentou como mais municipalista governador da história de Santa Catarina.

Candidatos ao Governo do Estado pela primeira vez Jorge Boeira lembrou de sua trajetória do chão de fábrica para quatro mandatos de deputado federal e ressaltou a educação como grande bandeira de uma eventual gestão do PDT no Estado. Já Gean Loureiro, do União Brasil, exaltou os números da gestão na Capital do Estado e disse que se viu na obrigação de disputar o Governo de Santa Catarina para ajudar o estado a enfrentar as dificuldades vividas ao longo dos últimos anos.

Entre as pautas abordadas no encontro em Criciúma destaque para a Infraestrutura, saúde, o combate a violência contra a mulher e as ações para auxiliar os mais pobres. O candidato do PT, Décio Lima, fez questão de cobrar de Amin e Jorginho Mello, que obras foram desenvolvidas pelo Governo Bolsonaro no Estado. “Ele ajudou muito, a BR-470, que a Dilma não entregou, avançou e avançou pelas mãos do presidente Bolsonaro. Ele apoiou o Pronampe, ele encaminhou recursos para o enfrentamento da pandemia. Ele fez sim por Santa Catarina”, rebateu Jorginho Mello.

Já o governador Carlos Moisés atacou Gean Loureiro por conta do escândalo na capital envolvendo o ex-prefeito e uma servidora. “Querem saber da gestão do Gean, joguem no Google, Gean, Escândalo, Florianópolis e você vão conhecer a gestão”, disparou. Mas o chefe do executivo também não escapou das alfinetadas por conta da compra dos respiradores. “Os estelionatários que lograram o estado também ofereceram os respiradores para outros estados e só Santa Catarina caiu nessa. Quero saber do governador se os integrantes da quadrilha que lesou o estado ainda fazem parte do governo”, cobrou Jorge Boeira.

Moisés também foi alvo de críticas do senador Jorginho Mello, que lembrou o uso da aeronave dos bombeiros pelo governador enquanto pacientes aguardavam para serem transferidos. Moisés lembrou que a aeronave que era exclusiva do governador foi vendida e que agora o chefe do executivo divide o equipamento com os bombeiros.