Maior parte das pessoas que concluem os cursos no Cedup e Abadeus saem empregadas

Criciúma

A Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma firmou parceria com o Cedup e a Abadeus e lançou o programa Crescer, que visa promover a qualificação da mão de obra e oferecer cursos técnicos gratuitos aos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva, informou que a maior parte das pessoas que concluem os cursos saem empregadas. “O mercado de trabalho está precisando muito dos cursos que vamos oferecer. É muito importante para quem tem interesse em cursar uma faculdade faça um curso técnico antes, para ter certeza de que é o que a pessoa realmente gosta. Faço o convite à outras entidades do município, para que também sejam nossas parceiras”, ressaltou.

Somente em 2022, o número de novas empresas que foram abertas em Criciúma foi de 3.106. Hoje o município conta com 27.140 empresas ativas, de pequeno, médio e grande porte. No acumulado do ano, Criciúma gerou 3.279 novos postos de trabalho. Apenas no mês de junho, último levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), foram geradas 590 novas vagas.

Entre os cursos técnicos e de qualificação ofertados no programa, estão: Novo Viés (costura industrial), Técnico em Administração. Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática (manutenção), Técnico em Informática (programação) e Técnico em Química. Além dos cursos de qualificação: Eletricista de Sistemas de Energia Responsáveis, Eletricista de Energia Elétrica, e Montador de Painéis Elétricos.