Conselho Regional de Pastoral da CNBB Sul 4

Joinville foi sede, na semana passada (5 e 6 de março), do planejamento e acompanhamento da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. O Centro de Formação Monsenhor Sebastião Scarzello, no bairro Vila Nova, acolheu as principais lideranças católicas do estado para a primeira reunião, em 2020, do Conselho de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom frei Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, acolheu os membros do Conselho e em sua fala de abertura destacou o lema da Campanha da Fraternidade 2020, “viu, sentiu compaixão e cuidou” (Lc 10, 33-34). De acordo com dom Severino, a Igreja em Santa Catarina é chamada a ser samaritana, acolhedora. “Ver, sentir e cuidar. Estes três verbos nos fazem ficar atentos à grande missão da Igreja, que é estar sempre em saída. O samaritano da parábola não está preso a normas e estruturas, mas está livre para a vida. Somos Igreja que cuida e que vai ao encontro dos outros. Uma Igreja pé no chão e tomada totalmente pelo espírito de Deus”, destacou.

Ordenação Diaconal na Diocese

No domingo (8), o Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, acolheu a ordenação diaconal de cinco seminaristas da Diocese de Criciúma, foram eles: Carlos Mateus Possamai Della, natural da Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul), Guilherme Bada Duzioni, natural da Paróquia São João Paulo II (Sombrio), Juliano Pacheco Bitencourt, natural da Paróquia Nossa Senhora da Salete (Próspera), Marcos Natalino Legnani, natural da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Lauro Müller) e Roberto Fontana Talau, natural da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Sombrio).

Após alguns anos de intensos estudos, os cinco seminaristas já residem em paróquias da Diocese exercendo atividades de estágio pastoral, onde continuarão, após a ordenação diaconal, na função de diáconos auxiliares. O lema escolhido pelos seminaristas é retirado da Primeira Carta de São João, que afirma: “também nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1 Jo 3,16). Esse trecho bíblico buscará nortear o exercício do ministério diaconal, que é constituído pelo serviço da Caridade, da Palavra e da Liturgia.