Comunidades de Içara participam das festividades que ocorrem desde o dia 7 de julho

Içara

A 72ª edição da Festa de São Donato, além das festividades que ocorrem no município de Içara desde o dia 7 de julho, é muito focada em missas e trasladações com a imagem do santo, que passam por 14 bairros e localidades da cidade. O principal objetivo do evento é evangelizar a população. “É uma festa pós pandemia da Covid-19. Nós não podemos perder o foco do padroeiro de uma localidade. É o momento de lançar a semente do evangelho. A festa da comunidade existe para evangelizar. A Festa de São Donato alcança muitas pessoas e é um momento de alegria. A celebração é uma grande responsabilidade, pois pode transformar a vida das pessoas”, destacou o padre Antônio Madeira.

A festa começou a ser preparada em fevereiro com a primeira reunião dos organizadores. “A festa tem sido construída gradualmente e nossa missão é atender a comunidade, sem prejudicar ninguém. Nós não queremos prejudicar e, sim, agregar para cidade. São 72 anos de festividade e muitas pessoas já participaram”, observou Madeira. “Montamos uma estrutura pensando no conforto das pessoas que visitarão o evento e também para quem irá trabalhar. Procuramos fazer uma festa organizada”, completou.

Segundo o coordenador da festa, Eduardo Zacarias, a praça de alimentação será coberta, com o objetivo de trazer mais comodidade aos participantes. “Precisamos valorizar o que temos de bom na cidade para que possamos ter o respaldo positivo. Ainda temos o parque de diversão que vai estar no mesmo espaço na rua Duque de Caxias. Esperamos um público bom, pois estamos vindo de uma pandemia e várias lideranças estão conosco”, afirmou.

A festa iniciou no dia 7 de julho com a trasladação da imagem de São Donato pelas 14 comunidades participantes do evento. Neste sábado (30) ocorre a Festa das Tendas. “Cada comunidade estará preparando algum prato especial e cada bairro vai oferecer algo e todos que estiverem presentes na igreja são convidados a participar. Queremos despertar o serviço da doação”, explicou o padre.

Neste ano, a festa também contará com o sorteio de rifas. “Nós temos a cartela premiada, que são 12 prêmios, com um carro no primeiro lugar. Mas ainda temos uma moto, colchão, bicicleta, ar condicionado, entre outros prêmios. O bilhete custa R$ 10,00 e a cartela R$ 100,00. O objetivo com a rifa é ajudar na festa”, comentou o vice-coordenador da festa, Vanderlei Santos Cardoso.

Ao todo, 14 idosas acima de 70 anos representam cada comunidade participante da festa. Elas serão as rainhas do evento, ajudando a divulgar os bairros e também a Festa em Honra a São Donato.