Diferentes partidos escolheram este sábado para promover as reuniões de composição das candidaturas, incluindo o MDB e o Progressistas
Da Redação
Com apenas uma chapa para a disputa do Governo do Estado confirmada até o momento, o sábado será de movimentação intensa na Capital do Estado. Com as convenções programadas para este 23 de julho, o cenário eleitoral deste ano em Santa Catarina deve, aos poucos, começar a se definir. Uma das convenções deste fim de semana é a do Republicanos. O encontro será o último do sábado e está programado para às 19 horas na Assembleia Legislativa. Ainda em formação o partido vai ter Carlos Moisés como candidato à reeleição. Podemos, PSC e Democracia Cristã também fazem seus encontros neste sábado e vão oficializar apoio à Moisés. O atual governador também aposta que termina sua convenção já com a confirmação do MDB como vice na sua chapa.
Antes disso, às 9 horas o MDB, partido com maior número de filiados em Santa Catarina, inicia o encontro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O partido recebeu quatro nomes que irão concorrer para a majoritária. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, inscreveu-se como pré-candidato ao governo do Estado. O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, como pré-candidato a vice-governador. E a bancada dos nove deputados estaduais oficiou o empresário joinvilense como pré-candidato a vice-governador em uma possível coligação com Carlos Moisés, como pré-candidato ao governo do Estado.
Para o Senado, estão inscritos os deputados federais Celso Maldaner e Rogério Peninha Mendonça. Ambos irão disputar uma vaga da majoritária, o escolhido vai concorrer a uma cadeira no Senado da República. O ex-governador Paulo Afonso Vieira retirou o nome porque se encontra nos Estados Unidos e não poderá retornar ao Brasil até a data da convenção.
No mesmo horário, no centro de eventos de São José, inicia a convenção do segundo maior partido de Santa Catarina. O presidente estadual dos progressistas, deputado Silvio Drevec detalha as deliberações que devem ocorrer na convenção: “Vamos deliberar as candidaturas à Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. Também vamos oficializar o nome do senador Esperidião Amin como candidato ao Governo. Já a condição de vice e a vaga ao senado vamos deixar para a executiva definir já que há conversas com outras legendas”, explica.
O PTB também vai realizar sua convenção neste sábado. O partido vai definir o deputado estadual Kennedy Nunes como candidato ao Senado e também vai confirmar nomes para a disputa por vagas de deputado federal e estadual. O PTB também vai deixar para um segundo momento a definição de apoio a alguma chapa na majoritária. A tendência é que a legenda esteja com o PP de Esperidião Amin.
A tarde, no Centro Sul, em Florianópolis, ocorre a convenção conjunta de União Brasil, PSD e Patriotas. As siglas vão homologar o nome de Gean Loureiro como candidato ao Governo. Eron Giordani será o vice e Raimundo Colombo vai para a disputa da única vaga desta eleição para o Senado da República.
O prazo para as convenções partidárias segue até o dia 5 de agosto e será no último dia de prazo que o PL deve confirmar o nome do senador Jorginho Mello para a disputa do Governo do Estado. Antes disso, o PSDB, no dia 1º de agosto, também vai definir sua posição no processo eleitoral deste ano. PT, PDT, PSB, Solidariedade, Rede, PCdoB e Psol vão oficializar o nome de Décio Lima como candidato ao Governo. Gelson Merísio (Solidariedade) deve ser o vice e Dário Berger (PSB) o candidato ao senado.
Números e perspectivas
O prazo de convenções foi aberto na quarta-feira (20), mas diferentes siglas catarinenses escolheram este sábado (23), para promover as reuniões para composição das candidaturas, incluindo os dois maiores partidos em número de filiados no Estado, o MDB e o Progressistas.
MDB
Com 186.836 filiados em Santa Catarina, o MDB receberá delegados municipais, titulares do diretório estadual, deputados federais e estaduais das 9 às 15 horas, no Auditório Deputada Antonieta Barros, nas dependências da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A convenção vai agregar 541 votos, apontando os nomes para a eleição majoritária e proporcionais.
O partido possui dois postulantes ao Executivo estadual: o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, inscreveu-se como pré-candidato ao Governo do Estado e o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, como pré-candidato a vice-governador.
A bancada dos nove deputados estaduais oficiou o empresário joinvilense como pré-candidato a vice-governador em uma possível coligação com Carlos Moisés, como pré-candidato ao Governo do Estado.
“Na minha avaliação, acho que, pelo tamanho, o MDB deve ser protagonista e ter candidato próprio, optando pelo Antídio, que é um excelente gestor. O MDB tem condições, capilaridade e projetos para Santa Catarina”, defende o presidente do partido em Içara, Max de Mello.
Ele ressalta, porém, que entre os filiados içarenses há uma divisão de opiniões, com um grupo favorável à candidatura própria e outro apoiando a aliança com Moisés. E os delegados estão livres para decidir qual caminho seguir. “Sou o presidente do partido em Içara, mas não voto na convenção. Nossos delegados são Sandro Serafin, Fernando Mazzuchetti, Joel Casagrande e Reginaldo de Jesus”, explica.
Para o Senado, estão inscritos os deputados federais Celso Maldaner e Rogério Peninha Mendonça. “Nesse caso, há uma unanimidade em Içara em torno do nome de Celso Maldaner”, antecipa Max.
Progressistas
Conforme os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Progressistas possui 128.997 filiados em Santa Catarina, que serão representados pelos convencionais neste sábado, a partir das 9 horas, em reunião no Hard Rock Live Florianópolis, em São José.
No partido, o principal encaminhamento é a pré-candidatura do senador Esperidião Amin ao Governo do Estado. “Sempre temos como prioridade fortalecer o partido, com candidaturas próprias. Será uma grande convenção para escolher também o candidato a vice, a senador, deputados estaduais e federais, além de possíveis coligações”, ressalta o presidente do Progressistas em Içara, Alcino Fernandes Neto, o Chimba.
Ele será um dos representantes de Içara na convenção, junto com a prefeita Dalvania Cardoso, o vice-prefeito Jandir Sorato e três delegados. “Os delegados têm direito a voto (o partido não divulga os nomes), mas como há apenas uma chapa inscrita, provavelmente será eleita por aclamação, sem a necessidade de votação”, expõe o progressista.
Outras composições
Entre as outras convenções que ocorrerão neste sábado está a do Republicanos, partido do governador Carlos Moisés; do União Brasil, que tem como pré-candidato a governador Gean Loureiro, na composição com o PSD indicando o vice, provavelmente Eron Giordani, e Raimundo Colombo para o Senado; do PTB, apenas com a pré-candidatura de Kennedy Nunes encaminhada ao Senado.
O Novo foi o primeiro partido em Santa Catarina a homologar a candidatura ao Governo do Estado, com Odair Tramontin na cabeça de chapa e o empresário Ricardo Althoff como candidato a vice-governador. Colaboração Anderson de Jesus, Massa FM, e Andreia Limas, Canal Içara.