Foram contemplados oito grupos nacionais e dois da Argentina. O evento ocorre entre 8 e 13 de agosto em seis cidades do Sul do Estado
Criciúma
Após uma escolha difícil pelo grande número de propostas inscritas, um total de 211 grupos do Brasil e Argentina, a Curadoria, composta pelos organizadores Reveraldo Joaquim, Yonara Marques e Gustavo Bieberbach, fez a seleção de 10 grupos para participar da quarta edição do Festival Nacional de Teatro Revirado. O evento será realizado de 8 a 13 de agosto em seis cidades do Sul do Estado.
Conforme a atriz Yoanara Maques, integrante da Curadoria, os membros sentiram algumas dificuldades no processo de seleção dos grupos: “Estávamos somente em três pessoas e foram 211 propostas com alto nível de qualidade para avaliar e escolher. Tivemos todo um cuidado nos critérios e, ponderação de várias questões para definirmos os participantes”, pontuou a atriz.
Yonara explica que mais espetáculos poderão ser integrados na programação: “Estamos em busca de novos recursos e, se tivermos êxito, outros grupos, aqueles que ficaram na suplência, serão chamados”.
Fizeram a inscrição 204 grupos de 21 estados brasileiros e sete da Argentina. A seleção aconteceu no mês de junho. Cada grupo receberá cachê e ajuda de custo. O festival ocorre no mês de agosto, com parte dos recursos vindo através da Lei de Incentivo à Cultura e outra parte sendo subsidiada pelos próprios municípios, ou empresas. Este ano traz o formato itinerante sem uma cidade sede. Os espetáculos são inéditos e cada grupo poderá apresentar até quatro peças teatrais em seis cidades no sul de Santa Catarina durante seis dias. As apresentações acontecerão em espaços alternativos nos bairros – períodos matutino e vespertino – e, a noite na parte central de cada cidade. Também será realizada uma Mostra Primeira Infância para crianças de 1 a 4 anos.
O evento nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado. Nos três anos seguintes se solidificou como um dos eventos culturais mais importantes do calendário artístico cultural do sul catarinense.
Em 2020 e 2021 teve uma pausa forçada devido à pandemia do Covid-19. O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região. São patrocinadores até o momento: Farben, Celesc, Eliane e Giassi Supermercado, através da Lei de Incentivo.
Grupos selecionados:
- A Dita – Cia. Dela Curva e Grupo Biblio Bike, de Chapecó (SC)
- Chica, Fulô de Mandacaru – Cia. Casa Circo de Macapá (AP)
- Cuidado que ronca – Grupo cuidado que mancha e Puli-Pulá/Grupo Cerco, de Porto Alegre (RS)
- Expresso Caracol – Cia. dos Pés, de São José do Rio Preto (SP)
- La Perseguida – Teatro Vaga Mundo, de Balneário Gaivota e Maravilha (SC)
- O Circo do só eu – Grupo Barracão Teatro, de Campinas (SP)
- Vikings e o Reino Saqueado – Cia. Os palhaços de Rua, de Londrina (PR)
- Fidedina Y El Mar – La Caravana e Um Sorriso vale mais que mil palavras e Variedades Escênicas, de Buenos Aires