Saldo positivo

A Região Carbonífera voltou a registrar saldo positivo na geração de emprego com carteira assinada. Os dados de abril foram divulgados pelo Caged e mostram que ao todo os 12 municípios que compõe a região somaram juntos 548 vagas com carteira assinada. No acumulado do ano a Amrec já soma 3.672 postos de trabalho criados. O destaque positivo ficou mais uma vez para Criciúma. A maior cidade da região terminou o quarto mês do ano com 287 novas vagas. Em seguida aparece a cidade de Nova Veneza, que abriu 64 novos postos de trabalho. Saldo positivo também em Siderópolis (54), Orleans (42), Morro da FUmaça (40), Lauro Müller (47), Içara (33), Cocal do Sul (16) e Rincão (39). Forquilhinha fechou o mês com saldo 0 e duas cidades tiveram saldo negativo. Demitiram mais que contrataram as cidades de Trevis (-7) e Urussanga (-67).

No Brasil

Em abril, o Brasil criou 196.966 novos empregos formais. O saldo é resultante de um total de 1.854.557 admissões e de 1.657.591 desligamentos. Com isso, os trabalhadores celetistas no país estavam, naquele mês, em 41.448.948 vínculos, o que, segundo dados do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados ontem (6), representa uma alta de 0,48% na comparação com o mês anterior. De acordo com o Novo Caged, no acumulado de 2022 o saldo está em 770.593 empregos, número que decorre de um total de 7.715.322 admissões e de 6.944.729 desligamentos. Este saldo é 3,6% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Necessidade

Falando em emprego, a Fiesc voltou a destacar a necessidade de formação de mão de obra qualificada para a indústria de Santa Catarina. Pelas projeções feitas, o Estado precisaria de pelo menos 800 mil trabalhadores devidamente habilitados para assumirem funções no setor. Oportunidade para a geração Nem Nem, aqueles que não trabalham e não estudam.

Festa solidária

Claro que a chuva atrapalhou, mas ainda assim a avaliação do primeiro Festival Solidário de Criciúma foi positiva. Evento reuniu um bom público no Parque das Nações e ajudou a ampliar a arrecadação de entidades que, reconhecidamente, prestam um grande serviço à comunidade. Intenção é que o evento entre definitivamente no calendário da cidade.

Caminhando

Obra de revitalização do Aeroporto Regional de Forquilhinha segue caminhando. Previsão do prefeito Jose Cláudio Gonçalves, o Neguinho, é de que todo esse processo fique pronto no decorrer de agostos. Em paralelo a isso já há tratativas para que empresas passem a operar com voos comerciais em Forquilhinha ainda este ano. Prefeito entende que o aeroporto tem sim viabilidade econômica e que quando voltar a operar irá impulsionar ainda mais o desenvolvimento de toda a Amrec.

Na pauta

Câmara de Vereadores de Criciúma deve votar em breve projeto encaminhado pelo Governo de Criciúma na última semana. Proposta é uma alternativa que o município encontrou para tentar suprir a carência de profissionais de Saúde. Ideia é pagar o último ano de faculdade dos estudantes de medicina e em troca garantir médico por pelo menos um ano nas unidades de saúde da cidade.

Falando em Saúde

Secretário Sandro Resller voltou a destacar nesta segunda, durante entrevista à Massa FM, os resultados positivos do programa Zera Fila. Ação tem ajudado a acelerar atendimentos em vários procedimentos e especialidades.