Em emergência

Governo do Estado deve publicar nesta sexta-feira o decreto que coloca Santa Catarina em emergência de saúde. A decisão já está tomada e foi motivada pelo aumento no número de casos de síndromes respiratórias no Estado. Gripe e Covid tem levado muita gente para as unidades de saúde e isso tem pressionado o sistema com hospitais e pronto atendimento lotados. Por isso o principal objetivo do decreto é permitir que o Estado tenha agilidade para comprar insumos e fortalecer o atendimento caso seja necessário. O decreto também deve recomendar que a população redobre os cuidados preventivos e use máscara sempre que possível em locais onde exista aglomeração de pessoas. Mas deve ficar mesmo na recomendação, não teremos obrigações ou restrições. Na região também há movimento dos secretários de saúde para que sejam reforçados os cuidados. Primeira ação é orientar o uso de máscara em locais de saúde. Apesar da preocupação, também por aqui, não há movimento para restrições.

Show Nacional

A festa da Tainha de 2022 vai voltar e isso está definido. O que está sendo discutido agora pela administração municipal do Balneário Rincão é o modelo do evento. Segundo o prefeito em exercício Luiz Laurindo, ainda não está descartada a realização de um show nacional durante o evento. “Queremos fazer um grande evento para marcar a volta da Festa da Tainha ao nosso calendário. Em princípio queremos manter o modelo que foi utilizado nas outras edições realizadas pela nossa administração, mas ainda estamos vendo a questão custo. Queremos uma grande festa mas com uma organização com os pés no chão. Nos próximos dias todos estes detalhes vão estar acertados e poderemos divulgar”, explica o prefeito.

Empresas

Enquanto prepara a festa o Balneário Rincão também reforça o trabalho para atrair novas empresas. Na última semana a Câmara aprovou projeto que repassa terreno para a implantação de seis novos empreendimentos na cidade. “Também mudamos a legislação para permitir que a doação de terrenos como mecanismos de atração para nossos empreendimentos, pudesse valer também para empresas prestadoras de serviço. A pandemia nos atrasou em dois anos, mas tenho convicção que em breve vamos ter uma grande geração de vagas aqui no município, ampliando a qualidade de vida e também a arrecadação da nossa cidade”, projeta o diretor de Desenvolvimento Econômico do Rincão, Adroaldo Faraco.

Denúncia

Falando em Moisés, o governador foi denunciado pelo Pros por conta do Plano SC 1000. Pedido é para que seja determinada uma investigação sobre a criação do Plano. Avaliação do partido é que o Plano 1000 está servindo para alavancar a campanha do governador a reeleição com a distribuição de milhões de reais para obras em todo o Estado.

Aprovado

Os vereadores da Câmara de Morro da Fumaça aprovaram o Projeto de Lei de autoria da vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), que institui o programa: ‘Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica’, na cidade. O projeto foi instituído como Lei nº 2.239/2022, de 29 de abril de 2022, e surge como mais uma das medidas de enfrentamento, no âmbito municipal, da violência doméstica e familiar contra a mulher. “A identificação do sinal vermelho poderá ser feita pela vítima pessoalmente em repartições públicas, comércios e entidades de diversos tipos. Cabe à municipalidade orientar e criar iniciativas para conscientizar a todos sobre a utilização do sinal vermelho e sobre os direitos das mulheres em nossa municipalidade”, explica Silvana.

Meio ambiente

Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma abre oficialmente neste domingo as ações da Semana do Meio Ambiente. Evento será realizado dentro do Festival Solidário no Parque das Nações. O encerramento será realizado no próximo domingo com o festival ecológico no Parque Altair Guidi. Segundo Anequésselen Fortunato, diretora de Meio Ambiente de Criciúma, a educação nas escolas será o principal foco da Campanha.

Prêmio

Classificada entre as cinco universidades não estatais em âmbito nacional mais empreendedoras do Brasil, a Unesc figura agora como finalista do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Concorrendo na categoria academia, a Instituição teve um de seus projetos de extensão selecionado entre as dez principais iniciativas em âmbito nacional.

Crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. O dado foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o IBGE, o PIB totalizou R$ 2,2 trilhões, em valores correntes, no primeiro trimestre do ano. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a economia do país cresceu 1,7%.