Criciúma ultrapassa 300 casos ativos de Covid-19

11

Município confirmou também ontem mais duas mortes pela doença

Criciúma

Criciúma registrou ontem (30) mais de 300 casos ativos de Covid-19 no município. O dado foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica do município em seu informe epidemiológico sobre a doença que apontou ainda mais duas mortes em decorrência da doença, após cerca de 45 dias sem ocorrências. Os óbitos foram de uma mulher e de um homem, de 65 e 69 anos, respectivamente, ambos ocorridos no domingo (29).

O relatório destacou que até o momento, ao longo de todo o período de pandemia, 52.123 casos foram confirmados em Criciúma. Destes, 51.087 se recuperaram da doença. A cidade já registrou 725 mortes por complicações causadas pelo coronavírus.

O boletim traz também a informação de pacientes hospitalizados em Criciúma. Não há pacientes na UTI com a Covid-19, mas há cinco criciumenses na clínica, sendo duas crianças suspeitas, e seis pessoas na clínica de cidades vizinhas.

Em relação às doses de vacina aplicadas contra a doença, até ontem, o total era de 446.032 doses. Destas, 191.350 tomaram a primeira dose; 171.250 tomaram a segunda dose; 83.432, tomaram a dose de reforço; 10.334 vacinados foram crianças de 5 a 11 anos e destas 3.251 tomaram a segunda dose.

Dose de reforço em adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes. A ampliação da imunização segue nota técnica do Ministério da Saúde e as vacinas já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina. “A aplicação desta dose de reforço pode ser feita após um intervalo de quatro meses após o recebimento da segunda dose. Imunização que é importante para manter baixos os índices da doença e evitar casos de maior gravidade”, reforçou o secretário de Saúde do Município, Arleu da Silveira.

Com a ampliação, adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a terceira dose, desde que respeitando o intervalo. “Para saber se já está na hora de receber uma nova dose, basta acessar a calculadora do portal Minha Vacina”, explicou o secretário. A plataforma pode ser acessada pelo minhavacina.criciuma.sc.gov.br. Para se vacinar, caso quiser, o adolescente precisa ir até uma unidade, acompanhado de um responsável, e apresentar cartão nacional do SUS.