Indústria, comércio, agricultores e contadores estão entre os segmentos contemplados

O Governo Municipal irá homenagear setores que contribuíram para o crescimento econômico de Içara em 2018. O evento “O Empreendedor” reunirá 40 empresas no segmento de indústria, comércio, agropecuária e 40 contadores, na próxima quarta-feira (29), às 20 horas no Rhóis Centro de Eventos, na comunidade de Segunda Linha.

De acordo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido, os critérios de premiação foram baseados nas empresas que atingiram o maior índice de retorno no valor adicionado de ICMS em 2018. Segundo ele, são 40 empresários, sendo 15 da indústria, 10 do comércio, cinco de agropecuária e 10 de uma premiação especial para as empresas que se destacaram acima da média do município

“A gente fez isso para que não ficasse só empresas do topo homenageadas. Pensamos também naquelas empresas destaque que têm potencial de crescimento dentro do nosso município”, revela o secretário.

Paulo Brígido também conta que, até o fim do ano, duas grandes empresas do ramo supermercadista/atacadista estarão instaladas no município. “Içara vem em um crescimento acelerado e tem grande potencial”, diz. “No ano que vem, teremos o condomínio empresarial, que tornará possível a presença de 35 novas empresas que poderão vir para o nosso município”, completa.

O secretário ressalta a importância das indústrias na geração de empregos e geração de renda. “Acredito que a indústria é a que mais fomenta o crescimento da cidade, porque uma vez que ela venha para cá, ela traz um desenvolvimento com os empregos fazendo com que as pessoas estejam aptas a girarem a engrenagem econômica”, pontua.

Reconhecimento

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, enfatiza que a ação é uma forma de reconhecer a contribuição que as pessoas estão dando para que o poder público possa cuidar da cidade. “Em razão das expansões das empresas estabelecidas na cidade, bem como aquelas que vêm de outros lugares para Içara, ampliando sua produção, é que o município está em condições alcançar feitos como a meta do Ideb que foi superada, o destaque no esporte e em outros setores, em razão dessa movimentação de nossos empreendedores”, destaca.

Além disso, o prefeito lembra que Içara é o maior produtor brasileiro de descartáveis plásticos, o segundo maior exportador brasileiro de implementos rodoviários, o terceiro maior produtor brasileiro de tinta moveleira e o quarto maior produtor brasileiro de sorvetes, além de ser o quarto exportador brasileiro de mel.

“Tudo isso representa a economia de Içara que dá força para o nosso município que cresce 15% ao ano”, afirma. Segundo ele, no ano de 2017 sobre 2016, o crescimento foi de 15%, enquanto no ano de 2018 sobre 2017, também houve o mesmo crescimento.

O destaque também se dá para a agroindústria, que cresceu acima da média nacional. “Nós vamos homenagear as empresas que mais têm se destacado em crescimento na cidade”, conclui o prefeito de Içara.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Alexandre Fernandes, Içara vive um bom momento econômico e atribui, dentre outros fatores, ao conjunto de iniciativas entre poder público e entidades do município que contribuem para o crescimento econômico. “Somos apoiadores dessa iniciativa. De fato, quando olhamos os números que a gente tem em comparação às outras cidades, temos bons resultados”, afirma. “Quando o município se desenvolve, isso acaba refletindo positivamente em todos os setores, inclusive no comércio da cidade”, completa Alexandre.

Conforme o Projeto de Lei número PE/9/2019 de 19 de fevereiro de 2019 o evento passa a constar no calendário oficial de Içara e a proposta é estimular o aumento de arrecadação do município, incentivar os empreendedores a investirem em Içara, reconhecer e premiar as empresas que mais contribuíram para o crescimento econômico do município.