UTIs liberadas
A semana começa com uma boa notícia na saúde. O Governo autorizou o funcionamento de mais 68 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica em Santa Catarina. Sete deles vão operar em Criciúma, no Hospital Materno Infantil Santa Catarina. O anúncio é um alívio para o estado que há semanas sofre com a falta de vagas, inclusive na rede privada. A culpa, segundo os operados do sistema, é que a chega de dias mais frios fez disparar a demanda e pegou a rede desguarnecida. Não resolve, mas já alivia. ““De acordo com levantamento, foi identificado que 95% da demanda na emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na capital, poderia ser suprida com oferta de serviço na saúde básica da Atenção Primária, ou seja, nos postos de saúde. Os municípios não estão conseguindo ofertar até pela dificuldade em contratação de pediatras, que normalmente buscam outras carreiras que remuneram melhor que trabalhar nos postos de saúde. Então iremos ajudar ainda mais os municípios, pois recurso o governo tem. A saúde não é só alta complexidade hospitalar, a Atenção Primária evitaria essa pressão nas emergências públicas e privadas no que diz respeito às doenças respiratórias e virais neste período de inverno”, explicou o governador Carlos Moisés.
Enquanto isso
Lideranças políticas de Içara trabalham para o que o Hospital São Donato possa ter também leitos de UTI pediátrica. De fato, pelo tamanho que a cidade tem e a importância dela, já merece faz tempo. Uma das alternativas foi discutida ontem entre o vereador Rodrigo Gonçalves e o diretor do Hospital Júlio de Lucca. Gonçalves entende que seria possível transformar parte dos leitos adultos existentes no hospital em leitos pediátricos. A primeira vista até pode parecer uma saída, mas é preciso lembrar que também há carência de leitos adultos na região. Então talvez estejamos discutindo a possibilidade de despir um santo para vestir o outro.
Eletivas
Secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler, disse ontem, durante entrevista à Massa FM, que o grande gargalo da saúde nos municípios segue sendo a fila de cirurgias eletivas. Elas nunca foram pequenas, mas cresceram ainda mais na pandemia e casos que eram considerados “tranquilos”, se transformaram em emergência em função do tempo na fila de espera. O Estado vem sendo cobrado e pressionado pelos deputados para que coloque em prática a proposta de mutirão de cirurgias para desafogar a fila, mas por ora ainda não há movimentação neste sentido.
A vacina
Enquanto isso os municípios tem feito esforço danado para tentar levar a população até as unidades de saúde para se vacinarem. Em praticamente todas as cidades o índice não passa dos 50%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. A campanha segue até sexta-feira e se não for prorrogada a vacina deve ser liberada para toda a população, enquanto tiver estoque.
Na campanha
Eduardo Zacarias é mais um nome conhecido da Política de Içara que agrega o time de Márcio Búrigo para a eleição deste ano. Vinda dele para o staff do União Brasil teria sido articulada por Giovanni Filippe e Igor Robetti. Márcio segue percorrendo o Estado de olho na eleição deste ano. Tem se animado também com a boa aceitação ao nome de Gean Loureiro, que vai disputar o Governo do Estado pelo 44.
Infraestrutura
Governador Carlos Moisés autorizou em um ato realizado neste sábado em Tubarão o lançamento do edital de licitação para a duplicação da SC-108, incluindo o contorno de Cocal do Sul, no trecho entre Criciúma e Urussanga. Os valores para essa obra são de R$ 225,6 milhões. “O desenvolvimento de uma cidade passa pela abertura de novas estradas. Essas obras que serão oportunizadas significam avanço e crescimento. A obra vai ter a cada três meses uma recomposição de preços sempre que houver necessidade”, destaca o prefeito Fernando de Fáveri, que segue cada vez mais alinhado ao governador.
Jorge Lacerda
Obra de revitalização da rodovia, realizada pela JR, está praticamente concluído e ainda este mês o governador vem até a cidade para inaugurar a obra. Ele vai aproveitar para vistoriar também a última etapa do Anel de Contorno viário que está em fase inicial e deve ficar pronto em 2023. Ainda no campo das boas notícias para a Infraestrutura a Serra do Rio do Rastro deve finalmente ganhar sua iluminação no decorrer dos próximos meses. Governo também está prometendo recuperar a malha asfáltica, que na verdade é de concreto. A estrutura atual em 40 anos e está comprometida