Iniciativa valiosa

O governador Carlos Moisés marcou mais um ponto positivo em seu favor ao anunciar o projeto que pretende ampliar as chances do estudante se manter em sala de aula até a conclusão do curso. Depois de ampliar o piso pago aos professores, o governador encaminhou para a Assembleia a criação do programa Bolsa Estudante. O Estado vai investir R$ 375 milhões por ano para garantir auxílio financeiro aos alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede estadual de ensino. O programa será instituído por Projeto de Lei (PL) que será encaminhado à Assembleia Legislativa. O auxílio ao aluno será de R$ 6.250 ao longo do ano letivo, divididos em 11 parcelas mensais. Cerca de 60 mil estudantes devem ser beneficiados pelo programa. Tomara que o projeto dê certo. Muita gente pode torcer o nariz, mas o projeto merece aplausos.

Pavimentação

Em reunião na segunda-feira, o prefeito Clésio Salvaro confirmou que a pavimentação da Rua José Guidi Neto, na Linha Anta, será realizada. Conforme o prefeito, os estudos da obra estão finalizados e agora o projeto parte para licitação. A intenção é assinar a ordem de serviço no dia 6 de janeiro. A demanda foi encaminhada pelo vereador Obadias Benones (Avante) e pela vereadora de Morro da Fumaça, Jorgia Guglielmi (PSDB), que irá intermediar para que o lado fumacense também seja asfaltado.

Satisfação

Desde que se elegeu o vereador, Max Luiz tem afirmado que qualificar a mão de obra é uma necessidade em Içara. Preocupação principalmente com os mais jovens que, segundo ele, chegam na idade de ingressar no mercado de trabalho sem a devida qualificação. Justamente por isso o Parlamentar do PL não esconde a satisfação com a chegada das carretas do Senai em Içara. “A parceria entre executivo e o Serviço de Aprendizado da Industria nasceu através de uma indicação feita no legislativo”, lembra.

Trabalhando

Pré-candidata do PDT a uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem, a ex-coordenadora do Procon de Içara, Karol Callegari, tem trabalhando intensamente para consolidar seu nome. Ela pretende fazer uma dobradinha com o deputado estadual Rodrigo Minotto em toda a região. Minotto vai disputar mais uma vez a reeleição para a Alesc. Em Içara, o PDT pretende se consolidar com opção para o processo eleitoral de 2024. “Estamos construindo o partido e as expectativas são boas”, garante o presidente Rodrigues Mendes. “E semana que vem vamos anunciar a vinda de mais um nome experiente para o nosso partido. Um ex-presidente que vai reforçar a legenda e ajudar o PDT”.

Em todos os municípios

Ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo segue trabalhando forte na estratégia para o processo eleitoral do ano que vem. Pré-candidato pelo PL a uma vaga na Alesc, ele sabe que será o nome do partido no Sul e que precisa arrancar bem em todos os municípios da região. Mas para garantir sucesso nas urnas, Márcio sabe que precisa garantir votos em todas as regiões do Estado. A ordem agora é estadualizar ainda mais seu nome.

Crise

Uma pesquisa do Datafolha revela que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de alimentos importantes desde o início do ano de 2021. A carne, por exemplo, sumiu da mesa de 67% dos entrevistados. 47% afirmaram que tiveram de cortar o pãozinho de cada dia. A culpa é da inflação e do aumento na taxa de desemprego. Os alimentos subiram em média 17% nos últimos doze meses e em paralelo, mais de 14 milhões de pessoas estão sem trabalho.

Era outra Câmara

Ontem, nesta coluna, por descuido, deixamos passar, na nota Sucesso, sobre a Rifa a Fazendinha, o nome Câmara de Vereadores de Içara, quando se tratava de Câmara de Vereadores de Nova Veneza, onde efetivamente ocorreu o fato que gerou a viralização do vídeo de apresentação da rifa.