Para idosos

O município de Criciúma deve começar a debater em breve a criação de uma creche para receber “alunos” da terceira idade. A proposta foi apresentada através de um requerimento pelo vereador Paulo Ferrarezi. Segundo a intenção, é que a cidade ofereça estrutura para atender famílias de baixa renda que precisam trabalhar, mas tem com quem deixar seus idosos. “Muita gente não quer colocar ou não pode colocar os pais no asilo. São pessoas que também não tem como contratar um cuidador de idosos e que precisam trabalhar, mas acabam impossibilitadas porque precisam cuidar dos seus pais. Então a intenção é que o governo ofereça estes espaço. Os idosos ficam lá, tem um momento de interação, são bem cuidados, realizam atividades e no fim do dia retornam para a casa. Projeto semelhante já existe em outras cidades e funciona muito bem. O desejo é Criciúma também avance neste sentido”, pontua o parlamentar.

Pesca

Depois de enfrentar problemas burocráticos no início da safra, os pescadores artesanais do Balneário Rincão comemoram o resultado positivo dos últimos dias. Em menos de uma semana já foram mais de 18 toneladas retiradas do mar. Se o mar seguir favorável, a projeção é alcançar 200 toneladas de tainha até o final do período de pesca, agendado para o final de julho. “Nós projetávamos até um pouco mais, mas tivemos atraso com as licenças, depois veio o ciclone, mas agora está dando tudo certo. Temos tido bons lanços e acredito que se tudo seguir como está no momento vamos fechar a nossa temporada com 200 toneladas. Vai ser bom porque a tainha é a que dá mais lucro para os pescadores”, comemora Rogério Cardoso, presidente da Colônia de Pesca Z-33.

Na mesa

Deputada Geovânia de Sá foi eleita para uma das 11 funções da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A parlamentar vai ocupar a função pela segunda vez. A definição ocorreu nesta quarta-feira. A representante catarinense em Brasília vai ocupar a função de terceira secretária até o final da 56ª legislatura da Câmara Federal. Ela é apenas a terceira mulher a alcançar a vaga.

Com Dário

Ex-vereador Rodrigues Mendes já tem seu nome preferido para o Governo de Santa Catarina. Mesmo estando hoje no PDT, ele promete trabalhar em prol do senador Dário Berger. A explicação, segundo ele, é simples. “Sempre tive uma ótima relação e o senador me ajudou com emendas que contribuíram com a cidade. Chegou a hora de retribuir”.

Visitando

O vereador Ademar Darolt, presidente da Câmara de Vereadores do Rincão, visitou a sede esportiva localizada dentro da Associação de Funcionários da Cooperaliança. Ele foi conhecer as quadras de beach tennis, campo de futebol e a cancha de bocha. Local que está sendo muito utilizado pelos associados e consumidores. A estrutura é mais uma ferramenta de valorização dos funcionários e de aproximação da cooperativa com a sociedade.

Trabalhando

Em passagem pela região serrana ontem, 25, o ex-prefeito de Criciúma e pré-candidato a deputado estadual Márcio Búrigo percorreu municípios para firmar alianças durante sua pré-campanha que já ganha corpo. Ao lado do vice-prefeito de Tubarão e pré-candidato a deputado federal, Caio Tokarski, recebeu o apoio de mais de 50 lideranças em Correia Pinto, entre elas, a vereadora mais votada proporcionalmente Andreia Reis.

Pesquisa

Cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder. Os dados divulgados pelo IBGE, são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.

Mais protesto

As declarações do prefeito Clésio Salvaro feita em um vídeo em frente ao Palácio da Agronômica colocaram ainda mais lenha na fogueira do embate entre o chefe do executivo e o Siserp. Em entrevista ontem, a presidente do Sindicato, Jucélia Vargas, repudiou as declarações do prefeito e afirmou que a categoria vai questioná-las na Justiça. “É o servidor que é o responsável pelas obras, pelo resultado do governo dele. Ele não pode nos chamar de cambada de vadios. É preciso respeito e também valorização que é só o que estamos buscando. Para os dele ele dá aumentos, para os servidores de carreira é desprezo. Os protestos vão seguir e também vamos à justiça para que possamos conquistar nossos objetivos”.