Município registra ao todo oito infectados com a doença e cinco pessoas seguem aguardando os resultados

Içara, Criciúma e região

A Prefeitura de Içara realizou na tarde de ontem (6) uma transmissão ao vivo pelo Facebook para divulgar a atualização diária do boletim epidemiológico do município. Estiveram presentes o prefeito da cidade, Murialdo Canto Gastaldon, a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, e o diretor administrativo do Hospital São Donato (HSD), Júlio de Luca. Apesar de o município registrar um número maior de casos descartados, cresce para oito a quantidade de pessoas infectadas com o coronavírus.

O aumento repentino do número de casos confirmados se deve a chegada dos resultados dos exames daqueles que aguardavam em isolamento. Sete deles apresentaram resultado positivo, enquanto 17 a mais foram descartados. Içara segue agora com cinco casos suspeitos, 49 pacientes sendo monitorados, todos em isolamento domiciliar, e confirma a alta de 57 pessoas do monitoramento.

Jaqueline destaca a necessidade do uso de máscaras para todos os moradores que precisarem sair de casa nesse período. Ela conta que, com o aumento de casos confirmados na região, as medidas de prevenção devem continuar sendo realizadas corretamente. Para contribuir, a Secretaria de Saúde está recebendo várias doações de máscaras de pano destinadas à população. “Não está perto de acabar. Precisamos manter em mente que teremos que mudar nossa rotina de vida por um bom tempo”, comentou Jaqueline.

O prefeito de Içara ressaltou o contínuo funcionamento do Centro de Triagem, da dedetização nas ruas e da campanha de alimentação, que recolhe alimentos para doação por todos os bairros da cidade. “É fundamental a participação de todos. Só com o comprometimento e a cooperação de cada um é que iremos superar essas dificuldades”, destacou Gastaldon.

Internações no São Donato

Atualmente, o Hospital São Donato não possui nenhum paciente internado com a confirmação ou suspeita de Covid-19, de acordo com o diretor Júlio De Luca. São 30 leitos em ala de isolamento e um leito de UTI que agora permanecem disponíveis. A paciente que permanecia internada com a suspeita da doença, uma moradora de Içara de 30 anos, realizou a coleta de exame e aguardará o resultado em isolamento domiciliar.

Primeira morte por coronavírus no município

Foi confirmada a morte do outro paciente que estava internado na UTI do HSD na manhã de sábado (4). O homem de 32 anos era morador de São Ludgero e estava internado no hospital içarense há três semanas. Aislan Crozeta Corrêa não possuía nenhuma doença associada e estava sob ventilação mecânica. Esta se trata da morte do paciente mais jovem, e primeira fora do grupo de risco, registrada em Santa Catarina.

Outra morte e nove recuperados em Criciúma

Dos 27 casos de pacientes de Criciúma confirmados com o novo coronavírus, segundo boletim Epidemiológico da manhã de ontem (6), nove já estão recuperados. Outra morte foi confirmada ontem: uma mulher de 79 anos, moradora de Criciúma. Há um terceiro em investigação, de um município vizinho a Criciúma que ainda não foi referido.

Amrec com 46 casos

Dos doze municípios da região carbonífera, cinco contam com casos confirmados de coronavírus. São 46 registros positivos: 27 de Criciúma, oito de Içara, oito de Siderópolis, dois de Urussanga e um de Morro da Fumaça.

Criciúma tem ainda no aguardo de confirmação cerca de 100 casos; em Nova Veneza, 12; cinco em Içara, três no Balneário Rincão, dois em Siderópolis, um em Cocal do Sul e Urussanga. Forquilhinha, Morro da Fumaça, Orleans, Lauro Müller e Treviso não contam com casos suspeitos.

Descartados a Amrec tem 141 em Criciúma, 17 em Içara e Urussanga, 14 em Nova Veneza, nove em Morro da Fumaça, seis em Forquilhinha e Cocal do Sul, cinco em Siderópolis, quatro no Balneário Rincão e três em Orleans.