União e PSD

O União Brasil espera anunciar no decorrer da próxima semana a oficialização da aliança com o PSD, em Santa Catarina. Será o primeiro grande ato da pré-campanha de Gean Loureiro. “Anunciar uma coligação com tanta antecedência é algo inédito na história política de Santa Catarina. E será uma aliança de partidos que já se conversam, que são próximos e que tem uma proposta de transformar Santa Catarina”, confirma Loureiro. O ex-prefeito da Capital esteve em Criciúma nesta sexta-feira para participar de um ato que vai reunir lideranças regionais do 44 de todo Sul do Estado. “Apesar da minha história na política como vereador, deputado estadual, secretário, deputado federal e prefeito da capital ainda há o desafio de tornar meu nome conhecido em todo o Estado e encontros como estes são importantes. Também é preciso dizer que vamos ter o maior tempo de televisão e rádio entre todos os partidos e isso vai nos permitir conversar com o catarinense e apresentar nossas propostas”.

Disputa equilibrada

Na avaliação de Gean Loureiro, essa será uma eleição equilibrada e bem disputada. “E que, diferente de 2018, não terá uma onda e sim uma avaliação mais criteriosa do eleitor”. Entre as propostas Loureiro defende uma política de austeridade para equilibrar a máquina pública e ações para melhorar a educação, a segurança e a infraestrutura de Santa Catarina. “Temos algumas questões estruturantes que até agora não foram atacadas. Caso da SC 445 é um exemplo. A rodovia corta Içara e já deveria há muito tempo estar publicada. O ensino no Estado também precisa evoluir. Precisamos permitir que regiões com menor IDH possam crescer e se equiparar aos principais polos de Santa Catarina, mas também precisamos reconhecer que regiões como a Carbonífera podem avançar muito mais. Hoje temos emprego, mas não temos mão de obra qualificada e estamos assistindo o Estado apenas entregar dinheiro e transferir responsabilidades aos municípios. Isso precisa mudar”.

Cicerone

Loureiro foi acompanhado de perto por Márcio Búrigo. O ex-prefeito de Criciúma é o principal nome do partido na região. “O Márcio é um amigo pessoal, tem experiência e vai ser a nossa ligação com a região. Será um grande conselheiro do governo e, não tenho dúvidas, será um deputado muito atuante”, projeta. “Estamos trabalhando e formando nosso time para a campanha. Estamos muito confiantes”, emenda Búrigo.

O novo

Terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Blumenau em 2020, o procurador Odair Tramontin espera surpreender durante a eleição deste ano. Pré-candidato ao Governo de Santa Catarina pelo Novo, ele tem percorrido o estado para tentar superar seu principal desafio. “Eu conheço bem Santa Catarina. Minha família é de Sombrio, eu morei no Oeste, estudei na capital e trabalho e vivo no norte. Agora preciso que o eleitor catarinense me conheça”, admite. Durante entrevista que concedeu a Massa FM, em meio a agenda na Região Carbonífera, Tramontin fez questão de destacar as qualidades do Novo. “É um partido pequeno, mas que já comanda Joinville, que administra Belo Horizonte e que mostra um jeito novo de tratar a política. Para se filiar no Novo você passa por uma seleção, para ser candidato também e você também precisa pagar uma mensalidade para seguir filiado e faz isso porque somos o único partido que não faz uso do Fundão Eleitoral”.

Profissionalizar

Segundo ele, a meta do partido é profissionalizar a política. “Não precisamos de políticos profissionais, mas precisamos de profissionais fazendo política. Gente que entenda de que cada setor onde vai atuar. Isso já acontece nos governos do Novo. Não tem indicação política, tem entrevista de emprego. A competência é que prevalece”. Entre as propostas que pretende apresentar durante a campanha Odair Tramontin destaca a carência logística do estado e a necessidade de cobrar uma melhor divisão dos tributos. “Somos um estado rico, mas que paga muito e recebe quase nada em troca. Isso precisa mudar. Outro ponto fundamental é a infraestrutura. Temos apenas uma rodovia duplicada e parte dela já sucateada. Isso atrapalha o nosso desenvolvimento e precisa ser atacado de imediato”.

Estadual

Morador de Içara e funcionário da Epagri, Estevan Arcari é um dos pré-candidatos do Novo a Assembleia Legislativa. “Temos conversado com as pessoas e o retorno tem sido positivo. Claro que é um trabalho ainda inicial, tenho pouco tempo de vivência no partido, mas estamos apresentando nossas propostas e buscando nosso espaço.

Enquanto isso

O Governador Carlos Moisés circulou pelas cidades da Amrec autorizando obras que serão executadas com aporte do Estado. São obras voltadas ao turismo, infraestrutura e educação. “Confirmando que essa é a gestão mais municipalista da história de Santa Catarina”, comenta o governador”.