Inicia Safra da tainha 2022

46

Com boas condições para a pesca, ou seja, frente fria entrando, objetivo é capturar 400 toneladas no Sul de Santa Catarina

Balneário Rincão

Em todo o litoral catarinense e gaúcho começa mais uma safra da tainha. A temporada segue até o dia 31 de julho. Na Colônia de Pescadores Z33, os pescadores já estão na boa expectativa do período e prontos para iniciar a pesca. Ao contrário do ano passado, quando se imaginava uma boa safra e ela não veio, neste ano, a expectativa é que as frentes frias sejam mais fortes e tenha-se uma captura de 400 toneladas no Sul catarinense.

As condições climáticas é o que basicamente influenciam a captura. Em 2021, a safra teve resultados abaixo do esperado. O objetivo inicial era de 100 toneladas, mas as condições climáticas não foram favoráveis, com isso, foram retiradas do mar 70 toneladas. “Nossa expectativa para o Sul de Santa Catarina é capturarmos 400 toneladas. Neste ano promete uma safra melhor. O tempo está ajudando neste ano e já temos notícias dos cardumes”, comentou o novo presidente da Colônia, Rogério Feliciano Cardoso.

Estima-se que 2,5 mil famílias dependem da pesca na região Sul de Santa Catarina. “Nossa expectativa é boa para esta temporada. Esperamos que tenhamos sucesso durante os próximos meses. São muitas famílias que dependem da pesca para viver”, destacou.

O arrasto de praia é outra modalidade de pesca realizada por comunidades tradicionais, que utilizam embarcações motorizadas ou a remo para levar ao mar uma rede, deixando uma ponta na praia fechando um cerco no mar. A rede é puxada na praia por pescadores e auxiliares de pesca nas suas duas pontas ou extremidades.