Cardeal Sérgio da Rocha fala sobre o Sínodo da Juventude ao Conselho Regional de Pastoral

“O jovem, a fé e o discernimento vocacional” – com a temática trabalhada pela 15ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, os membros do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contaram na última quinta-feira com uma assessoria do arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha. Enfatizando a importância da juventude na contribuição para a ação pastoral, ele partilhou a experiência vivida no Sínodo da Juventude, no qual foi escolhido pelo papa Francisco para ser o relator do documento final.

O cardeal iniciou sua fala apresentando o conceito de “Sinodalidade Missionária”, que permeou toda a construção do processo sinodal. Segundo dom Sérgio, o Sínodo da Juventude trouxe um novo olhar de Igreja que, como Jesus, caminha no meio do povo. “A partir do Sínodo, percebemos uma Igreja que precisa estar em saída, mas não para ir até a juventude, mas com a juventude. Para isso é necessário um Igreja que acolha os vários tipos de juventudes, com suas linguagens e sensibilidades”, disse o cardeal.

Apresentando diversas situações que reduzem a juventude aos seus problemas, fazendo dos jovens uma geração muitas vezes negada pela sociedade, o cardeal Sérgio da Rocha disse que é com os jovens que a Igreja aprenderá a chegar aos jovens.

Padre Antônio Madeira é eleito o novo presidente da OSIB

A Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (OSIB) – Regional Sul 4 da CNBB, através de seus formadores, escolheu por eleição secreta, durante assembleia eletiva realizada nos dias 12 e 13 de março, o seu novo presidente. Filho da Diocese de Criciúma e reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina (Sefisc), em Brusque, o padre Antônio Marcos Machado Madeira foi o eleito para dar continuidade aos trabalhos até então assumidos pelo padre Mário Olazar, reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Blumenau, e que exerceu a missão durante oito anos. A assembleia aconteceu nas dependências do Seminário Teológico da Arquidiocese de Florianópolis.
Com mandato de quatro anos, assume também, na nova presidência da OSIB, o padre José Aires de Souza Pereira, filho da Diocese de Criciúma, que terá a missão de vice-presidente. Da Arquidiocese de Florianópolis, o padre Paulo Sttipp assume a função de secretário, e o padre Adalberto Donatelli, da Diocese de Joinville, a função de tesoureiro.

Iniciada a terceira turma da Escola Diocesana de Catequese

No dia 11 de março, foi reiniciada, na Diocese de Criciúma, a Escola Diocesana de Catequese Caminho de Emaús. Esta é a terceira turma, composta por 140 catequistas de 33 paróquias da Diocese. O primeiro encontro teve como tema a Iniciação à Vida Cristã e foi conduzido pelo professor e coordenador do curso de pós-graduação em Catequese da Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), Ariel Machado, da Arquidiocese de Florianópolis. “As mudanças de atitude começam pelo próprio catequista. Se o catequista não foi iniciado ou não está apaixonado ou não tiver intimidade com Jesus Cristo, não pode ser catequista. Precisamos de catequistas por vocação que oram, evangelizam e testemunham”, disse a coordenadora diocesana da Catequese de Iniciação à Vida Cristã, Albertina Spillere, com base na reflexão conduzida por Machado. A Escola de Catequese tem o período de duração de um ano e ocorrerá sempre na primeira segunda-feira de cada mês, no auditório da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.