Alternativa

O Governo de Criciúma deve encaminhar nos próximos dias para a Câmara de Vereadores um projeto que é visto como alternativa para acabar com a carência de médicos nas unidades de saúde do município. A informação foi repassada pelo secretário Arleu da Silveira durante entrevista à Massa FM. Segundo o secretário, a ideia vem sendo trabalhada pelo prefeito Salvaro desde 2018. A intenção é que o município pague o último ano de formação dos estudantes de Medicina. “Em contrapartida, após formado, estes novos profissionais assumem o compromisso de trabalhar para o Governo de Criciúma. Essa compensação ainda está sendo estudada e detalhada, mas entendemos que o projeto é uma alternativa para acabar com esse problema de uma vez por todas”, avalia Arleu. Enquanto o projeto não se torna realidade, o município acelera a contratação de profissionais. “Estamos convocando 13 médicos aprovados em concurso, mas agora eles tem prazo de 90 dias para dizer se querem ou não trabalhar na cidade. Estamos aguardando”.

Observatório

Prefeitura de Criciúma está abrindo processo licitatório para a construção do observatório astronômico do município. A informação foi confirmada pelo secretário Miri Dagostin. Durante entrevista à Massa FM, ele disse que a obra deve ser inaugurada no dia 6 de janeiro do próximo ano. Segundo Dagostin, a obra vai se tornar referência para estudantes de toda a região e também deve figurar como mais um atrativo turístico para Criciúma.

Como previsto

CDL de Içara vai mesmo assumir comando do rotativo. Primeiro passo foi dado com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça. Aprovação no plenário ocorre na semana que vem e o serviço volta em breve.

Marcha

Prefeitos de Todo o Brasil encerram ontem a edição 2022 da tradicional Marcha a Brasília. Em entrevista à Massa FM, a prefeita de Içara Dalvania Cardoso avaliou de maneira positiva o encontro. Segundo ela, a marcha debateu temas importantes para o municipalismo. A prefeita destacou ainda agendas paralelas mantidas por ela em busca de recursos para Içara. “Principalmente para a área da Saúde. Secretário Sandro veio conosco e tratamos de liberação de recursos para projetos importantes para a nossa cidade”.

Inflação

A prévia da inflação oficial acelerou para 1,73% em abril, a maior variação mensal desde 2003 e o maior aumento para um mês de abril desde 1995. E novamente o grande vilão é a gasolina, que subiu 7,51% e foi o item com principal impacto este mês. Também pesam no bolso do consumidor brasileiro o custo do preço do tomate, óleo de soja e leite longa vida. No ano o acumulado da inflação já ultrapassa os 12%.

Novidade

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça vai implantar um sistema eletrônico para diminuir as frequentes faltas em consultas e exames nas unidades do município. No novo modelo os profissionais da saúde irão enviar mensagens de texto, via SMS, aos celulares dos pacientes dias antes dos atendimentos para relembrá-los do compromisso. A iniciativa passa a valer já a partir da próxima semana.

Modelo

Os clientes do transporte coletivo de Criciúma passam a contar com mais uma opção para pagamento da passagem. Já está em funcionamento o sistema de pagamento com QR Code. Esse novo meio de pagamento visa atender de forma ágil e inovadora o público que não possui o cartão e eventualmente precisa utilizar o transporte coletivo.

Dia D

Sábado será de dia D de vacina contra a Gripe em todo o Brasil. As unidades de saúde ficarão abertas das 8 ás 17 horas. Em entrevista a Massa FM o Secretário de Saúde de Criciúma Arleu da Silveira lembrou que o objetivo do município é alcançar 90% de imunização dos grupos prioritários. Na cidade serão 45 postos abertos ao longo de todo o dia.

Comemoração

Presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus tem comemorado duas obras que em breve vão sair do papel na cidade. Dede teve participação direta na liberação de recursos para creches no bairro Liri e também na Vila Nova. Recurso veio através da Secretaria de Edudação, leia-se deputado Vampiro. Município também vai entrar com contrapartida

Vai sair

Moradores da Rua João de Rochi, em Estação Cocal, Morro da Fumaça, vão finalmente ver o aslfato. “Vai sair sim, vamos colocar a capa asfáltica em toda a rua que era um velho pedido dos moradores”, explica o prefeito Eduardo Guollo. A rua, que uma das principais do Distrito, tem um surrado calçamento de paralelepípedo erguido lá no começo dos anos 90.

Inflação

A prévia da inflação oficial acelerou para 1,73% em abril, a maior variação mensal desde 2003 e o maior aumento para um mês de abril desde 1995. E novamente o grande vilão é a gasolina, que subiu 7,51% e foi o item com principal impacto este mês. Alimentos e bebidas também contribuíram para a alta. Agora o novo vilão deve ser o óleo vegetal e o frango, que tem subido acima da inflação e deve pesar muito no orçamento doméstico. E, enquanto isso, a grande preocupação e tema de debate nacional é a tornozeleira do deputado Daniel Silveira.

No paço

O vereador Nícola Martins, líder do Governo Salvaro na Câmara de Vereadores, deve assumir a condição de Coordenador do Comitê Gestor. A nomeação deve ocorrer na próxima semana. O nome de Nícola vem sendo especulado nos últimos dias. A Coordenação do Comitê Gestor vinha sendo acumulada pelo secretário geral Vagner Espíndola, mas o Diário Eletrônico do Município publica a exoneração de Vaguinho da Coordenação na edição desta quinta. A expectativa é que o vereador anuncie sua licença da Câmara nesta sexta e seja nomeado oficialmente pelo prefeito na próxima segunda.