Grupo participou de eleição convocada pela Embaixada Italiana para votar representantes para o Consiglio Generale degli Italani all’Estero

Içara

No sábado (9), Sálvio Castagnetti foi convocado pela Embaixada Italiana para votar na eleição do “Consiglio Generale degli Italani all’Estero”, representando os italianos e descendentes de Içara e do sul catarinense. Do sul catarinense para Brasília saiu uma comitiva de seis representantes das Associações italianas, do Comitato Veneto de Santa Catarina e do Comitato degli Italiani all’Estero do Consulado Geral do PR e SC (Comvesc).

O sul catarinense tem a maior representação no Consulado Italiano de Curitiba. Dos 12 conselheiros, há cinco e o presidente Eduardo Bonatti de Urussanga, os outros são José Crepaldi, de Siderópolis, Roberto Bortilotto, de Criciúma, Orlei Sator e Aroldo Frito, de Nova Veneza. Além do representante da Associação Italiana de Içara, também foi Pedro Zanette, da Associação Veneta de Criciúma, e de outras entidades italianas da região.

O Conselho é um órgão representativo dos italianos no exterior em todos os órgãos do governo italiano que atua no mundo todo, e este terá representação em todo o Brasil. Na implementação de políticas que afetam as comunidades italianas no exterior da Itália.

O Conselho visa promover e facilitar o desenvolvimento das condições de vida das comunidades italianas no exterior e seus componentes individuais, fortalecer as conexões dessas comunidades italianas com a vida política, cultural, econômica e social da Itália, para garantir a proteção mais eficaz dos direitos dos italianos que migraram para o exterior e facilitar a manutenção da identidade cultural e linguística, a integração nas sociedades anfitriãs e a participação na vida das comunidades locais. Além de facilitar o desenvolvimento das comunidades italianas em países em desenvolvimento e a colaboração na realização de iniciativas comerciais com a Agência Italiana de Comércio (ITA) como o principais parceiros, às câmaras de Comércio, indústrias, artesanato e agricultura e as outras formas associativas do empreendedorismo italiano.

Içara e o sul catarinense foi muito bem representado com uma grande comitiva e o presidente da Associação Cultural Italo-Veneta de Içara (Acivi), Dido Castagnetti, que representaram a comunidade italiana içarense nesta eleição da Embaixada Italiana, em Brasília.