Prefeitura de Içara reforça ações de abordagem nas ruas

7

Trabalho conjunto envolve a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda

Içara

Com a chegada do frio, a Prefeitura de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e da Defesa Civil, intensificará as ações de abordagem nas ruas com pessoas em situação de risco durante os próximos dias. Além da intensa massa de ar polar que fez cair as temperaturas, na próxima sexta-feira, 16, há a previsão de chuvas torrenciais para a região, aumentando ainda mais o estado de alerta.

Após traçarem as estratégias, os órgãos já passaram a visitar os pontos do município que, historicamente, funcionam como locais de passagem para moradores de rua. Além da orientação, são entregues kits com comida, agasalhos e cobertores. No caso de mulheres e crianças, o cuidado é maior.

“Procuramos entender a realidade de cada pessoa, se realmente não possuem nenhum lugar para passar a noite, se os familiares também vivem na rua. O nosso objetivo é acolhê-los e assim garantirmos que nada de pior aconteça”, pontua Vitor Dutra, coordenador da Defesa Civil.

Segundo Eduardo Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, o monitoramento e as abordagens acontecem durante todo o ano, mas durante os períodos de frio as ações são intensificadas. “O trabalho envolve os nossos equipamentos sociais, como o Cras e o Creas, que têm por finalidade garantir que a nossa população em vulnerabilidade social não fique desassistida. A demanda do frio, no momento, é a nossa maior preocupação”, afirma.

Doações no Paço Municipal

Durante todo o ano, o Paço Municipal Ângelo Lodetti recebe o projeto Caixa Amiga, destinado a doação de roupas, agasalhos e cobertores pelos servidores do Governo Municipal. Os itens passam a ser distribuídos à população carente à medida que o frio avança. Os moradores da cidade interessados em colaborar podem destinar os mantimentos à sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (DFAI).