Dose são destinadas a profissionais da saúde, já a da influenza pode ser aplicada também em idosos com mais de 60 anos
Içara e Criciúma
Começou ontem (4), nas unidades de Saúde dos municípios do país a primeira etapa da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos podem aplicar o imunizante em qualquer USF. Em Içara o horário é das 7h às 12h e das 13h às 16h. A primeira etapa segue até o dia 30. Também no dia 30, ocorre a ação Dia D de Mobilização Nacional, com a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a gripe, a partir desta data as crianças também passam a ser inclusas na vacinação.
A segunda etapa de vacinação, do dia 2 de maio ao dia 3 de junho, se estende para os demais grupos como gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Devem se vacinar ainda na segunda etapa pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais dependente da idade, sendo elas: doenças respiratórias crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.
“Daqui a pouco começa o inverno, onde o vírus da influenza é mais propenso a circular, por isso precisamos nos vacinar e nos manter seguros. É importante também ficar de olho na sua etapa de vacinação”, disse o secretário de saúde de Içara Sandro Ressler.
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. As vacinas contra a covid-19 também podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade deverão aguardar um período de 15 dias entre a da covid-19 e a da influenza.
Campanha contra o sarampo é simultânea
Ontem também e até o dia 30 está aberta a 8ª Campanha Nacional contra o Sarampo para profissionais de saúde. Já do dia 2 de maio a 3 de junho a campanha segue para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Em Içara, a vacinação para esse público acontece nas Unidades de Saúde da Família que possuem sala de vacinação, sendo elas: Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Raichaski, Esplanada, Aurora, Vila Nova, Boa Vista, Primeiro de Maio e Jardim Elizabete.
Imunização contempla a cepa H3N2
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, para evitar um surto como o que ocorreu no último ano, é importante que a população procure uma UBS para completar a imunização. “Contamos com a conscientização da população quanto a importância dessa vacina, tendo em vista o surto que observamos no final do ano passado causado pela variante H3N2, a qual está contemplada na vacina desse ano”, afirmou o gerente.
Criciúma recebeu a primeira remessa de doses com 7720 doses da vacina da influenza e 4670 doses da vacina contra o sarampo. “Esperamos vacinar pelo menos 90% da população até o final da campanha. Por essa razão, é importante que as pessoas com mais de 60 anos procurem os postos de vacinação, sendo que a imunidade dos idosos necessita de um estímulo maior, e que os pais procurem os postos para completar o esquema vacinal de seus filhos”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira.
Conforme a Resolução-RE Nº 3.903, de 14 de outubro de 2021 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2022 deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austrália/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
Em Criciúma, a vacinação também o corre em todas as unidades de saúde que contem com sala de vacina e profissionais de vacinação. Por essa razão, a Secretaria de Saúde orienta a população para que entre em contato com sua unidade para mais informações.