Consultas fazem parte da ação de conscientização contra o câncer de colo uterino

Içara

Somente em horário estendido, das 16h às 20h, nas três terças-feiras do mês de março, a equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de Içara realizou 628 atendimentos em saúde da mulher. A ação foi promovida em alusão ao Março Lilás, que orienta sobre a prevenção, conscientização e combate ao câncer de colo uterino. O objetivo do mutirão foi promover, prevenir e cuidar das mulheres içarenses que estão trabalhando fora e que muitas vezes não conseguem ir até as Unidades de Saúde da Família no horário em que as USFs estão abertas.

Todas as unidades foram preparadas com lanches, decorações e mimos para as mulheres que frequentaram as consultas. “A mulher com tripla jornada de trabalho merece cuidados. Promovemos um momento especial, acolhedor, para a realização do exame preventivo. Também realizamos testes rápidos, orientações sobre a saúde reprodutiva, atendimentos odontológicos, procedimentos de enfermagem, encaminhamentos para mamografias, consultas médicas, vacinas contra HPV, entre outras demandas do sexo feminino”, contou a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Içara Sonia Rocha.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de colo uterino é a terceira maior causa de morte nas mulheres brasileiras em idade fértil, quando descoberto precocemente, a chance de cura é de até 100%. “Foi uma ação satisfatória com boa participação da comunidade e envolvimento de todos os profissionais da saúde de Içara. Com certeza vamos preparar mais campanhas de conscientização como esta”, reforçou o secretário de saúde, Sandro Ressler.