Só respirador não resolve

Diretor do Hospital São Donato, Júlio de Lucca confirmou na manhã de ontem, durante entrevista a Massa FM, que a instituição recusou cinco respiradores encaminhados pelo Governo do Estado. Ele justificou a decisão. Fez questão de lembrar que a ativação de um leito de UTI é bem mais complexa que apenas o equipamento. “Não é só o respirador, tem uma série de outros detalhes que precisam ser avaliados. Só a cama para a UTI custa 30 mil reais. Isso só para citar um item. Tem algumas propostas que, me perdoem, mas é coisa de gente fora da casinha”. Júlio também confirmou que 80% dos leitos de UTI do São Donato estão ocupados neste momento. De boa notícia, o credenciamento dos leitos de UTI que estão ativos e o custeio pago em dia pelo Estado.

Saneamento

Presidente Jair Bolsonaro sancionou o novo marco regulatório do saneamento. A grande mudança é que a nova regra permite que uma empresa privada dispute licitação com a Casan, por exemplo, e ofereça um serviço melhor e mais barato para a população. O plano também tem metas ousadas e estabelece prazo para ampliar a cobertura da população com água tratada e com esgoto sanitário. Nossos índices ainda são ridículos.

Projeto aprovado

Projeto de pavimentação para a Rota dos Trilhos está aprovado. A informação foi obtida pelo prefeito Murialdo Gastaldon em reunião na Capital do Estado. “Estivemos conversando e foi confirmado que o projeto foi aprovado pelo Governo do Estado e a minuta do convênio está pronta e logo vamos concretizar as assinaturas”, explicou. Assinatura deve ser feita na próxima semana quando o governador, já curado da Covid, deve cumprir agenda no Sul do Estado.

Analfabetismo

A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15). Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos. São pessoas de 15 anos ou mais que, pelos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. Isso tudo sem contar os analfabetos funcionais. Esse contingente é, com toda a certeza, bem maior. Estou me referindo aquela parcela que lê, mas não entende o que está lendo. Por mais incrível que possa parecer, tem gente saindo das universidades nestas condições.

Salário mínimo

Governo estima inflação menor neste ano e salário mínimo deve subir menos em 2021. Projeção era de um mínimo de R$ 1.079 para o próximo ano e inflação de 3,28%. Com a revisão da taxa para 2,09%, salário base deve cair para R$ 1.066,84.

Transferida

Uma dos mais importantes eventos do agronegócio de Santa Catarina está cancelado. A Agroponte deste ano, que contaria com uma importante participação de Morro da Fumaça, ficou para 2021. O motivo é a pandemia de coronavírus que impede a realizada da Feira em Criciúma. Prejuízo para os organizadores e para a cidade.

Ansioso

Conversei ontem com o presidente da Cooperaliança. Reginaldo de Jesus não esconde a ansiedade para esta manhã. Acredita que vai sair do Leilão com contrato para fornecimento a partir de 2022. Tem trabalhado intensamente nesse assunto ao longo dos últimos meses. É uma das bandeiras de campanha que ele pretende cumprir.

Empregos

Empresário Agenor Castagna confirmou ontem, durante entrevista à Massa FM, a condição de pré-candidato ao Governo de Içara. “Agora vamos trabalhar e definir se vamos de cabeça de chapa ou se vamos ocupar a condição de vice em alguma chapa. Em eleição tudo é possível”, argumentou Castagna. Segundo ele a geração de emprego e renda precisa ser prioridade do próximo gestor da cidade.

Tainhas

Pesca da tainha deste ano foi da euforia a decepção. Depois de um início promissor os cardumes se afastaram da costa. Segundo o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, o volume capturado neste ano foi o mesmo do ano passado. A expectativa agora é que as safras de anchova e corvina ajudem a reduzir o prejuízo enfrentado pelas famílias de pescadores.

Candidato

Vereador João Picollo está colocando nome a disposição do partido para disputar espaço na majoritária no Balneário Rincão. “Se o partido entender que o caminho é outro vamos disputar mais um mandato no legislativo. Mas é preciso dizer que o PT está se preparando e está disposto a participar do processo na majoritária. Foi o PT, no primeiro mandato quem organizou, apresentou projetos e preparou a cidade.

Pelo Mercado Livre

O vereador Alex Michels está promovendo uma petição online para reforçar, também por parte da população, que a cidade está de braços abertos para receber a empresa. A iniciativa visa coletar o máximo de assinaturas possíveis, que serão encaminhadas para os gestores da empresa, além de toda a mobilização empresarial e política que já está em curso para viabilizar o empreendimento no Sul Catarinense.