Assembleias aprovaram pedido de reajuste salarial com reposição da inflação e ganho real no mesmo percentual do INPC do período

Içara

A assembleia presencial, com transmissão pela internet, realizada na sede do sindicato que representa a categoria na noite de quarta-feira (23), aprovou a pauta de reivindicações já ratificada em encontros nas portas de fábricas ocorridos desde a semana passada. Assim, está montado o rol de negociação dos trabalhadores, que deve ser apresentado às empresas do setor plástico até o dia 31 de março.

Entre os pedidos, está a reposição da inflação, mais ganho real no mesmo percentual do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período. Além dos salários, o reajuste da participação nos lucros (abono) na mesma proporção.

“A inflação será de dois dígitos, possivelmente atingirá 11%. De abril de 2021 a fevereiro deste ano, o INPC acumulado já é de 9,84%. No dia 8 de abril sairá o índice de março, que vai compor a inflação do período. O primeiro ponto é recuperar as perdas salariais e também vamos discutir o aumento real, para ver o que conseguimos avançar”, indica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé.

Na pauta ainda estará a volta das homologações das rescisões de contrato de trabalho no sindicato laboral. “A Reforma Trabalhista de 2017 trouxe muitos problemas e perdas para o trabalhador, que ficou perdido sem esse apoio do sindicato quando é demitido ou pede demissão”, argumenta Dé.

Outros pontos dizem respeito à equiparação do adicional noturno em 35%, igual ao do ramo químico – a legislação prevê 20%, enquanto a convenção coletiva atual estabelece 32,5%; estabelecer um piso maior para a categoria e melhorar as cláusulas sociais. “A direção do sindicato entende que será uma negociação muito difícil, como já foi no ano passado”, afirma o sindicalista.

Na região Sul do Estado, o setor emprega cerca de 8 mil funcionários, que têm data-base em 1º de abril. O abono fixado na atual convenção é de R$ 1.011,47 e o piso salarial, de R$ 1.663.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara