Márcio fica

Depois de ensaiar uma troca de partido na reta final de filiações para o processo eleitoral, o ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo anunciou que vai continuar no PL. A decisão está tomada. A confirmação veio primeiro com Giovanni Fellipe, braço direito de Márcio, e em seguida com o próprio ex-prefeito. Márcio vai apenas fazer os últimos ajustes na segunda-feira, em uma reunião que terá com Jorginho Mello. Márcio havia sido convidado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para ir para o União Brasil (Fusão de PSL e DEM). Ele também recebeu convites do Republicanos, de Carlos Moisés. As propostas fizeram Búrigo balançar, principalmente depois da filiação de Jessé Lopes, que passa a ser seu concorrente dentro do próprio PL. No entanto, no fim das contas, o que pesou mesmo foi a posição de muitos apoiadores de Márcio, gente que ele levou para o PL e que gostaria de permanecer no partido. Márcio fez o time, organizou a torcida e por isso decidiu continuar em campo e apostar que o jogo vai terminar com resultado positivo para ele.

“Gerou foi economia”

Prefeita de Içara, Dalvania Cardoso falou nesta sexta-feira, na Massa FM, sobre a pavimentação da rodovia Francisco João Luiz, que faz a ligação do bairro Aurora com a SC 445. Durante a semana, na sessão da Câmara, e também no Microfone Aberto da Massa FM, o vereador Geraldo Baldissera questionou os valores que serão investidos para pavimentar o trecho. Geraldo fez uma comparação com o projeto inicial, que teve ordem de serviço entregue pelo então prefeito Murialdo Gastaldon e afirmou que o projeto teria praticamente dobrado de valor. Dalvania apresentou outra informação. “Primeiro que aquele projeto estava incompleto, foi entregue sem desapropriação e sem licença ambiental. O vereador afirma que poderia fazer depois, mas não é o que diz a legislação. Além disso, o recurso seria de financiamento. E no meu governo quem define sobre financiamentos somos o Jandir e eu. Além disso, agora vamos fazer a obra através de um recurso que veio a fundo perdido do Governo do Estado. Vamos é ter economia com a ação que tomamos”, garante.

Gambiarras

Dalvania também aproveitou a entrevista para reclamar da estrutura de unidades de saúde e de escolas e creches do município. “O CEI Pequeno Príncipe estava com a estrutura comida pelo cupim, sem contar as gambiarras elétricas que encontramos em várias unidades. Estamos recuperando”.

SC 445

Sobre a duplicação do primeiro trecho da SC 445, a prefeita explicou que não haverá prejuízos por conta do processo eleitoral. Segundo ela, a autorização para o início da obra está agora nas mãos do governador Carlos Moisés. “Tudo que estava ao alcance do município foi feito. Projeto foi elaborado, atualizado e doado para o Estado. Agora esperamos pelo sinal verde para o início dos trabalhos”.

Praça

Obra da Praça São Donato deve iniciar nos próximos dias. Expectativa é que até o fim do ano ela esteja concluída. Projeto é de uma praça funcional, modernizada, mas “sem firulas”, nas palavras da própria prefeita.

Estacionamento

Também questionei a prefeita sobre o rotativo. O estacionamento pago vai voltar, é um pedido do comércio, mas a tendência é que se resuma apenas a algumas ruas mais centrais e com o modelo mais humanizado.

Encolheu

Dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE mostram que a renda média do trabalhador brasileiro encolheu quase 10% ao longo do ano. Se somarmos a este índice também os dados da inflação dos últimos 12 meses, a força de consumo do brasileiro caiu ainda mais. Os dados divulgados pelo IBGE trazem, no entanto, uma boa notícia. Houve mais um pequeno recuo no número de brasileiros que estão desempregados. A população subutilizada, ou seja, os que estão desempregados, aqueles que trabalham menos do que poderiam e as pessoas que poderiam trabalhar mas não procuram emprego, chegou a 27,8 milhões de pessoas, quedas de 7,2% (menos 2,2 milhões) frente ao trimestre anterior e de 15,5% (menos 5,1 milhões) na comparação anual.