Movimentar a economia
Conforme o presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas. A primeira parcela vai cair já em abril e a segunda em maio. Com isso, a economia brasileira vai receber um aporte de mais considerável de recursos e, em tese, vai seguir seu ritmo de crescimento e recuperação. O governo também autorizou o saque de até mil reais das contas do FGTS. Não são todos que serão beneficiados, mas ainda assim a estimativa é que 40 milhões de trabalhadores possam ter acesso ao benefício. Oposição criticou a medida, adotada em ano eleitoral, mas para quem está com a corda do pescoço o dinheiro extra é sempre bem-vindo.
Manutenção
O vereador Edson Freitas (MDB) apresentou indicações para a prefeitura municipal, quanto a melhorias em parte da Rua Padre Pedro Baldoncini, no Bairro Raichaski. Freitas relatou que o trecho possui diversas empresas instaladas, e a situação da via é precária. “Por causa das empresas, a rua recebe um fluxo intenso de veículos. Sugerimos algumas medidas paliativas, mas é preciso que a administração de uma atenção especial e faça a pavimentação”, disse Freitas.
Em obras
O Governo de Içara suspendeu até segunda-feira as aulas na creche Pequeno Príncipe do bairro Raichaski. Até lá os móveis e materiais didáticos da unidade serão levados para o Salão Paroquial do bairro. A medida foi adotada depois que a engenheira da Secretaria de Educação constatou o comprometimento total do telhado da unidade, que está infestado por cupins. Segundo a secretária Rose Reinauld, a creche vai funcionar no salão paroquial até que a substituição do telhado seja concluída.
Vai mudar
Até o fim deste mês, a situação do Brasil com a Covid-19 pode passar de pandemia para endemia. A decisão cabe ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem à Bahia, nesta quarta-feira. Quando veio a Criciúma para inaugurar a UPA do Rio Maina, o ministro já havia sinalizado neste sentido. A mudança de cenário é embasada por dados que mostram o avanço da vacinação e a queda no número de casos.
Regra nova
Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou uma mudança na lei que trata de atendimento em agências bancárias do município. A principal mudança diz respeito à distribuição de senhas ao público. O projeto determina que os bilhetes de senhas “deverão ser entregues ao usuário no momento em que ele ingressa na fila de espera, seja a fila no interior ou no exterior do estabelecimento”. Em entrevista à Massa FM, o autor do projeto, o vereador Nicola Martins, explicou que a fiscalização ficará a cargo do Procon. O projeto aguarda agora a sanção do prefeito Clésio Salvaro.
Em alerta
Secretária de Saúde de Santa Catarina está em alerta por conta do crescimento de casos de Dengue no Estado. São mais de 110 cidades consideradas infestadas pelo mosquito transmissor. Municípios da região, como Içara por exemplo, também preparam ação especial para conscientizar a população sobre as medidas de prevenção ao Aedes aegypti.
Na sala
Com o fim da pandemia a fundação de Meio Ambiente de Içara vai retomar as ações de educação ambiental das escolas do município. A primeira ação será na próxima segunda-feira e vai marcar as celebrações do Dia Mundial da Água. O evento vai reunir 400 crianças estudantes do quarto ano da rede municipal. Na palestra dicas sobre os cuidados com os mananciais da cidade.