Gasolina mais cara

A Petrobrás anunciou nesta manhã o reajuste no preço da gasolina e do diesel a partir desta sexta-feira. Na gasolina, o reajuste será de 18%. Já para o diesel a elevação no preço é de 25%· O preço do gás de cozinha também será ampliado a partir de amanhã. Apesar do aumento a estatal informou que o preço da gasolina segue defasado em 20% e novos aumentos já nos próximos dias não são descartados. Com o aumento, o preço da gasolina nas bombas deve subir até 54 centavos em média. Já o valor do diesel deve ser acrescido em pelo menos 80 centavos. Já o gás de cozinha terá uma elevação de pelo menos 60 centavos por quilo, o que representa uma alta de quase R$ 8 reais no botijão de 13 quilos. As apostas indicam que até o segundo semestre vamos estar pagando perto de 10 reais o litro. Claro que o combustível está mais caro no mundo todo, mas é evidente que para nós brasileiros o peso é maior. Nossa renda é achatada e aí qualquer aumento nos esmaga um pouco mais. O governo discute subsídio para reduzir alguns centavos, mas, sejamos sinceros, é mais uma tentativa de enxugar gelo. Além disso, a redução de tributos no preço dos combustíveis vai pesar no orçamento do Governo Federal e nos Estados e outras pasta correm o risco de ver o orçamento encolher.

E tem mais

Este tipo de reajuste acaba vindo acompanhado de outro impacto, o impacto social. O diesel é o que movimenta as máquinas que aquecem o agronegócio na produção dos alimentos. Tá no tanque do ônibus do transporte coletivo, está nos caminhões que transportam a grande maioria dos produtos que abastecem o Brasil.

Pode mudar

Um dos nomes da equipe de Marcio Búrigo, o ex vice-prefeito de Criciúma Gelson Fernandes, disse nesta quinta-feira que a presença de Búrigo no PL durante o processo eleitoral ainda não é algo sacramentado. Gelson esteve na Massa FM e disse que o ex-prefeito tem se dedicado muito a consolidar seu nome em todo o Estado, ele consolidou o PL na região, fez um grande trabalho, mas as últimas movimentações mudaram a conjuntura e é claro que o cenário está sendo reavaliado”.

NO PSD

Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite pode migrar para o PSD e no 55 disputar o Governo Federal. Ele perdeu as prévias no PSDB, mas não desistiu do projeto. Primeiro indicativo foi dado por Rodrigo Pacheco. Presidente do Senado retirou seu time de campo e abriu mão de sua candidatura à presidência. Agora é aguardar pela manifestação do governador Gaúcho.

Sobre às máscaras

Em tempos de eleição, alguns políticos não perdem a oportunidade de ganhar alguns segundos de holofote. Na semana passada, quando se especulava a desobrigação das máscaras em sala de aula, brotaram manifestações de lideranças de todos os calibres defendendo a mesma posição. Houve até quem apresentasse projeto na Alesc. Como já sabiam o resultado, tratam de tentar assumir a paternidade da criança. Agora, como o governo vai derrubar a obrigatoriedade das máscaras em todos os ambientes, o mesmo fenômeno foi registrado. Teve outra vez projeto protocolado na Assembleia. Grandes figuras, só que não.

Vai demorar

Ponte que caiu em Içara vai ser reconstruída. Nova estrutura ainda não tem data para ser iniciada, mas a previsão é de que a pista só esteja 100% liberada em seis meses. Até lá o município vai disponibilizar uma ponte provisória que irá assegurar a travessia de pequenos veículos e pedestres. Uma das rotas de desvio, a estrada que liga o bairro Aurora até a SC 445 já desperta reclamação de moradores.