Antigo Colégio de Aplicação (CAO), entidade mudou de nome em 2012

Criciúma

Há 30 anos um sonho se tornava realidade. As vozes infantis passavam se misturar às falas de adolescentes e adultos no campus da ainda Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), mas que já trilhava o caminho para, no futuro, se tornar Unesc.

Surgia naquela ocasião o Colégio de Aplicação (CAP) com a implantação do Ensino Médio em 1992 e do Ensino Fundamental completo um ano mais tarde. A unidade educacional, que em 2012 passou a levar o nome da Universidade, cresceu, se consolidou e agora chega aos 30 anos de serviços prestados em excelente fase.

O Colégio Unesc faz parte da vida de muita gente. Genir Helena Mondardo que o diga. Ela ingressou na instituição em 1993 como estagiária e permaneceu na função de março a julho daquele ano, passando a auxiliar de serviços pedagógicos. Em 2001 se tornou a secretária do Colégio, função que ocupou por 20 anos.

Para não perder as contas: foram 28 anos de dedicação à unidade educacional. “Apesar de que certas atribuições se repetem, até mesmo diariamente, em secretaria de escola não há rotina. Cada dia é um novo desafio que se apresenta, um novo aprendizado, há contato com novas pessoas diariamente. E isso sempre me encantou.  Sempre gostei do serviço burocrático. Além de gostar do que fazia, trabalhar no Colégio Unesc, e na Universidade, era gratificante. Estar na Unesc é um diferencial, uma experiência singular, ainda mais em um ambiente escolar, em contato com crianças, adolescentes e jovens. Matricular filhos de ex-alunos, reencontrar ex-alunos e saber de sua carreira profissional de sucesso, de suas famílias formadas, é recompensador”, descreve.

Tanto tempo atuando na instituição permitiu que Genir presenciasse diversas alterações. “Pude acompanhar muitas mudanças tanto na estrutura física, quanto no quadro de pessoal, na forma de gestão. Até o nome foi alterado: iniciou como Colégio de Aplicação da Fucri. Com a transformação em universidade, mudou para Colégio de Aplicação da Unesc.  No ano de 2012 trocou de nome, passou a se chamar Colégio Unesc”, conta.

O então Colégio de Aplicação iniciou as atividades onde hoje se localiza a Biblioteca e o Museu de Zoologia da Universidade. Em 1993 se mudou para as dependências onde atualmente é o Complexo Esportivo. De 2000 a 2010 os alunos do Ensino Médio frequentavam as aulas nos blocos da Universidade: Bloco N, Bloco O, Bloco I.  A partir de 2011 o Ensino Médio passou a ter aulas no Bloco T.