“Eles não podem voltar”, afirma Queiroga

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga foi uma das atrações da inauguração da UPA do Rio Maina na sexta-feira. O ministro destacou as ações do Governo, mas não perdeu a oportunidade de dar um tom eleitoral ao seu discurso. Ao falar da pandemia, Queiroga disse que vai chegar “a hora de derrubar as máscaras das pessoas que não querem deixar o Brasil ir para frente. A máscara das pessoas que roubaram o país e enfraqueceram a saúde, fechando leito. Não podemos deixar estas pessoas voltarem”, disparou em clara alusão aos governos do PT. O ministro também falou sobre a pandemia. Segundo ele, em até dois meses o Brasil deve começar a flexibilizar as medidas sanitárias. “Estamos perto de entrar no caráter de endemia. Esta é pelo menos a nossa aposta”.

A ausência

Notada no evento foi a do deputado Ricardo Guidi. Ele foi citado, teve o trabalho elogiado, mas não apareceu no evento.

Ato falho

Cerimonial foi agradecer o secretário Acélio Casagrande pelas palavras e acabou o tratando como deputado. A correção foi feita, mas com o arremate. “Não é, mas está no caminho”. Acélio vai ser candidato. Aliás, se o evento servir de termômetro, Acélio está com a moral elevada. Tem respeito das lideranças comunitárias, das autoridades e dos profissionais de saúde.

Presente

Prefeita Dalvania Cardoso e o vice Jandir Soratto marcaram presença no evento de sexta-feira em Criciúma. Ato, aliás, foi acompanhado de perto por representantes de vários municípios da região.

Do próprio caixa

Emenda Parlamentar prometida pelo deputado Daniel Freitas para o Mundial de Beach Tennis do Rincão não chegou. Para não deixar o evento no vácuo, prefeito Jairo Custódio aportou recurso do próprio caixa para garantir a disputa. Apesar do ajuste de última hora, o prefeito não esconde a satisfação com a repercussão garantida pelo evento.

No São José

Em Criciúma, para participar da inauguração da UPA do Rio Maina, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga fez na sexta-feira uma visita ao Hospital São José. Ele foi conhecer de perto a estrutura da instituição e principalmente o setor de oncologia, considerado uma referência para Santa Catarina. O ministro aproveitou a visita para ressaltar a importância do SUS como ferramenta para garantia da saúde dos brasileiros. O ministro deixou o São José com a missão de avaliar a habilitação de leitos de UTI pediátrica para o tratamento do câncer no hospital.

Reforço no PP

O Partido Progressista deve ganhar dois novos vereadores em Criciúma. Uma reunião na capital do Estado encaminhou a filiação de Júlio Kaminski e Manoel Rozeng. A oficialização deve ocorrer só durante a janela partidária que permite a mudança de partido sem a perda dos mandatos. Com isso, o PP passa a ter a segunda maior bancada da Câmara de Criciúma, com três vereadores. Os dois parlamentares não tratam oficialmente do assunto, mas já tiveram suas filiações aprovadas pelo diretório estadual do partido. A conversa foi nesta semana e teve a presença do Senador Esperidião Amin.

Na Unesc

Até o dia 25 de fevereiro, as comunidades interna e externa da Unesc têm uma facilidade a mais para manter a vacinação contra a Covid-19 em dia. Isso porque a universidade disponibiliza até esta data dois pontos montados para atender os interessados em receber a segunda ou terceira dose do imunizante.