Aulas: retorno improvável

No início do mês, o Governo do Estado divulgou uma previsão para a retomada gradativa das atividades. Nesta lista a volta as aulas presenciais nas escolas de todo o Estado está programada para o dia 3 de agosto. No entanto, o cenário de crescimento no número de casos que vem sendo registrado nos últimos dias começa a tornar esse retorno à sala de aula cada vez mais improvável. “Nesse momento, nós ainda não temos a resposta, mas pelo que tenho percebido eu não sei se neste momento isso será possível. Acho muito complicada essa volta. Eu gostaria muito que a gente pudesse voltar as aulas, mas não acredito”, projetou a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos. Em entrevista a Massa FM, ela lembrou que, se o retorno ocorrer, provavelmente será bem distante daquele “normal”, que todos estavam acostumados. “Porque temos muitas crianças, crianças de diversas idades e muitas terão dificuldades para adotar todos os cuidados necessários”.

Outra queixa

A secretária também reclamou da demora do Lacen para divulgar o resultado de exames encaminhados ao Laboratório. Como eles passaram a priorizar internados e os óbitos, os casos suspeitos tem demorado mais. Isso prejudica o controle e prejudica também o tratamento.

Tem mais

Outra queixa está no comportamento da população. Uma parcela parece ter entendido o recado de maneira errada e está vendo a flexibilização das atividades como um recado de que já podem banalizar o vírus. “A situação ainda preocupa e seguindo neste caminho seremos obrigados a apertar o cerco e ampliar as restrições”.

Fiscalizando

Secretário de Saúde do Balneário Rincão reforçou na manhã de ontem, durante entrevista à Massa FM, a necessidade da população seguir atenta aos cuidados sanitários. “Não aumentamos nenhuma restrição, mas as pessoas precisam colaborar”, ressalta Rogério José Cardoso.

As mudanças

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vai anunciar nesta sexta-feira novas restrições. A grande mudança deve ser a obrigatoriedade do uso de máscaras e a multa para quem não obedecer a regra. Criciúma errou e errou feito. Foi uma das poucas cidades da região que não adotou o uso do equipamento de proteção. A máscara não é 100% eficiente. Não resolve, mas ajuda e muito. Neste momento a prevenção é a única arma contra a Covid-19 e por isso agora a cidade vai, com um atraso enorme, tomar essa decisão. Agora isso muda pouca coisa. Deve ter limitação para funcionamento de bares e restaurantes, mas nada muito drástico. O prefeito já deixou claro, não quer isso. Quer a cidade funcionando, mas vai dar uma leve puxada de orelha no cidadão.

PSL

Médico Alisson Pires confirmou ontem, durante entrevista à Massa FM, que o PSL de Criciúma vai sim ter candidato ao Governo de Criciúma. “Estamos trabalhando neste sentido e vamos apresentar uma alternativa para os eleitores, uma proposta concreta para a cidade. O nosso candidato vai brotar das bases”, argumentou Pires. Entre os cotados estão o vereador Paio, o advogado Jeferson Monteiro e o próprio Alisson.

A eleição

Fechei a coluna antes da votação na Câmara do projeto que trata da data da eleição, mas não creio que ele sofra alterações. Vamos ter a votação mesmo no dia 15 de novembro definindo novos prefeitos e vereadores. A medida foi tomada por conta da pandemia. Com isso a campanha ganha tempo extra e os candidatos vão poder usar mais a internet e as mídias sociais para pedir votos já que neste momento as aglomerações estão proibidas. Com a definição da data para a votação, a aposta agora é que a gente tenha um pouco mais de clima político eleitoral na cidade. Por ora as movimentações seguem restritas apenas aos bastidores.

Quebrou o cristal

Vice-governadora Daniela Reinehr se manifestou em carta ao governador Carlos Moisés deixando claro que a relação entre os dois não existe mais. Ela deixou textualmente que a confiança não existe mais, que a relação de amizade e parceria também não, e também falou da decepção com a gestão do chefe do executivo.

Na capital

Prefeito de Içara cumpriu agenda em Florianópolis ontem. “Conversamos com o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. Na pauta, a recuperação do ICMS e os convênios que a Prefeitura de Içara tem com o Governo do Estado”.