Postura do presidente do partido, Celso Maldaner, é considerada a causa para os problemas internos

Da Redação

O MDB estadual não se entendeu ainda nos bastidores. Na Assembleia Legislativa ontem (15) houve conversas e o dia terminou com duas desistências para o pleito interno do partido para definição do candidato ao Governo do estado. As prévias estão ainda confirmadas, mas o deputado Valdir Cobalchini e o senador Dário Berger não concorrem mais. Apenas o prefeito de Jaraguá, Antídio Lunelli, se mantém como inscrito e pode acabar aclamado no sábado (19).

A reunião ontem terminou com discursos de pacificação, da necessidade de buscar a unidade, mas a julgar pelo clima de bastidores, haverá novos capítulos até sábado. Cobalchini, em comum acordo com os demais deputados estaduais, os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso Vieira e o ex-deputado federal e presidente do MDB Mauro Mariani, que concorreu ao governo do Estado em 2018, foi o primeiro a desistir de concorrer. Mais tarde foi Berger.

A causa para a desistência, conforme apurado, é a postura do presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner, que abraçou a causa do prefeito Antídio Lunelli e pediu voto a prefeitos e outros integrantes do diretório, cerca de 10 mil emedebistas Estado afora, fato considerável “pouco recomendável”.

Os deputados da bancada emedebista na Assembleia Legislativa acham que Celso e Antídio terão a tarefa de sustentar a candidatura até a convenção, entre julho e agosto, aquela que referenda mesmo o candidato.

Antídio se manifesta

O terceiro pré-candidato, Antídio Lunelli, respondeu ao ato dos concorrentes com uma nota na imprensa. Leia a íntegra:

“O prefeito licenciado de Jaraguá do Sul e pré-candidato ao governo do Estado, Antídio Lunelli, ressalta que continuará com a agenda de movimentação das bases, viajando pelo interior e se preparando para as prévias marcadas para o próximo dia 19. Como previsto no estatuto do partido, o vencedor das prévias (instrumento já amplamente utilizado na história do MDB) é o candidato de direito ao cargo que conquistou cabendo à convenção ser meramente homologatória. Antídio também reconhece a liderança e o trabalho do presidente Celso Maldaner, que insistentemente é atacado por algumas lideranças do partido que não querem ouvir as bases em um processo totalmente limpo e democrático e confirmado desde o ano passado.

Por fim, Antídio salienta que é ficha limpa, não possui condenações, tem seus bens disponíveis, nunca foi defendido na esfera jurídica pela bancada ou qualquer instância do partido e que é plenamente capaz de responder pelos seus atos e responsabilidades, entendendo ser totalmente desnecessário qualquer manifestação de lideranças do partido nesse sentido.“