Um morador que filmou a fuga dos bandidos foi morto pelo grupo. Outras duas pessoas morreram e cinco foram feridos

Criciúma

Criminosos fortemente armados abordaram pedestres e motoristas na madrugada de ontem (30), em Araçatuba-SP. Pelo menos três pessoas morreram e cinco ficaram feridas. A ação foi uma cópia do que ocorreu em Criciúma na noite de 30 novembro e madrugada de 1º de dezembro de 2020. De acordo com a Polícia Civil, Renato Bortolucci, proprietário de um posto de combustíveis da cidade, filmava a ação dos criminosos quando foi morto. Ele deixa a esposa e duas filhas. Os policiais acreditam que ele foi surpreendido pelos criminosos em um carro, pois o veículo dele foi encontrado sobre a calçada e com a marcha ré engatada.

Segundo a Santa Casa de Araçatuba, cinco pessoas foram socorridas com ferimentos e levadas ao hospital. Uma delas foi um rapaz de 26 anos que teve os dois pés amputados após acionar um explosivo. Os feridos são um homem de 28 anos, baleado no abdome, com quadro clínico considerado estável; um homem de 31 anos, baleado nos braços e no rosto, com quadro clínico grave; um homem de 38 anos, baleado nas pernas, braços e de raspão na cabeça, com quadro clínico grave; um homem de 26 anos, ferido por explosivo, que teve os dois pés e os dedos das mãos amputados, com quadro clínico grave; e um homem de 45 anos, baleado na região dos glúteos, que já recebeu alta.

Modus operandi

A quadrilha chegou por volta de meia-noite de segunda-feira no centro de Araçatuba. Três agências bancárias foram atacadas. Segundo a polícia, cerca de 20 homens em dez carros fizeram o ataque. Os criminosos renderam moradores e os usaram como “escudo humano” sobre os carros (foto). Veículos foram queimados em vários pontos da cidade e da região para impedir a chegada da polícia.

A quadrilha usou drones para monitorar toda a ação, tanto na chegada na região central até a fuga pela zona rural da cidade. Segundo a Polícia Militar, os explosivos foram espalhados em 20 pontos pela cidade. Eles possuem sensor para serem ativados.

Em um vídeo feito por uma câmera de segurança é possível ver um dos criminosos espalhando explosivo. Até as 12h, três suspeitos tinham sido presos. Três pessoas morreram, dois moradores e um criminoso, que foi baleado em um confronto com a PM no bairro Taveira, na zona rural, durante a fuga. Ainda não foram divulgadas informações de quanto foi roubado.