Câmara de Vereadores de Içara tem buscado alternativa para impedir que mulheres possam ser agredidas

O grupo de trabalho destinado a discutir ações de combate à violência contra as mulheres no município de Içara apresentou nesta quarta-feira, ao prefeito municipal Murialdo Canto Gastaldon, os dados coletados sobre a violência sofrida pelas mulheres. Segundo o 1º Comandante da Companhia da Polícia Militar de Içara e Balneário Rincão Tenente Tiago Lemos a maioria das agressões são cometidas pelos companheiros das vítimas.

“Em todos os bairros existe casos de violência doméstica, esse levantamento de dados por parte da Polícia Militar e Civil contribuem para otimizar o policiamento”, explicou Lemos. O Comandante salientou sobre a importância de criar campanhas informativas. “É uma ação fundamental para combater esses tipos de ocorrências, pois ajuda na identificação dos agressores”.

A realização de criar um consórcio na região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) para manutenção da Casa Abrigo também foi apresentada ao prefeito. “O prefeito se mostrou muito sensível à causa e irá propor aos prefeitos da Amrec a formação desse consórcio regionalizado, sendo uma forma de viabilizar o atendimento as mulheres que sofrem violência e não ficam seguras de retornas aos seus lares”, informou a vereadora Edna Benedet da Silva.

O grupo de trabalho que conta com representantes da Polícia Militar e Civil, Conselho Municipal dos Diretos das Mulheres (CMDM), Secretaria Municipal de Assistência Social e vereadores apresentará na próxima semana os dados ao departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) para executar trabalhos de informações nos clubes de mães do município.

“O prefeito colocou à disposição o Poder Executivo para juntos trabalharmos no enfrentamento da violência contra a mulher.”, frisou Edna. Uma das medidas para contribuir no combate a violência foi encaminhou a Câmara Municipal, sendo o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que proíbe a nomeação para cargos públicos em comissão, de pessoas com condenação civil ou criminal em decorrência de violência praticada contra a mulher.