Sem fogos

O município de Içara deve ganhar ainda este ano uma legislação proibindo a detonação de fogos de artifício de efeito sonoro. O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Carla Souza (MBD) e deve iniciar sua tramitação pelas comissões nas próximas semanas. “Na verdade apresentei esse projeto em 2021. Ano passado ele tramitou em todas as comissões, mas como não foi para pauta ele acabou arquivado. Agora reapresentei e ele vai ter que fazer todo o roteiro mais uma vez”, explica. O projeto é semelhante a lei que já está em vigor em Criciúma e também em várias cidades por todo o país e veta apenas os focos com efeito sonoro, liberado os shows pirotécnicos apenas com efeitos de cor e luz. O foco, segundo a parlamentar é o bem estar animal e também das crianças autistas do município.

A justificativa

“É cientificamente comprovado que pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e animais possuem uma audição apurada e acabam sofrendo traumas no momento do uso de fogos de artifício, rojões ou artefatos pirotécnicos. Os autistas são afetados pelo barulho dos fogos, podendo ter várias reações como medo, susto, sobrecarga sensorial, em virtude da hipersensibilidade da audição, ou até mesmo entrar em pânico. Os animais sofrem um estresse elevado devido ao barulho e acabam fugindo, possuindo medo excessivo, ocasionando a morte em alguns casos. Além disso, também há um grande desconforto para os idosos e pessoas acamadas”, justifica.

Sorteados

Foi realizado na tarde de sexta-feira, dia 4, um sorteio com as inscritas no curso de manicure e pedicure, formação oferecida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com o Governo de Içara. Das 61 inscrições, 30 foram sorteadas para iniciarem o curso no dia 14 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, na sede da escola Quintino Rizzieri. Lista pode ser acessada no site do Instituto federa de Santa Catarina.

Encaminhado

O diretório estadual do MDB divulgou, na sexta-feira, 4, resolução constituindo a comissão eleitoral, que conduzirá a realização das prévias marcadas para 19 de fevereiro. Fazem parte da comissão o ex-senador Neuto Fausto de Conto, o ex-deputado federal e advogado Ronaldo José Benedet e os advogados: Fernando Mallon, Miguel Angelo Soar e Adenilso Biasus. A comissão é responsável pela organização das prévias que escolherão o pré-candidato a governador do MDB em Santa Catarina. Tem entre suas atribuições a missão de receber os requerimentos de inscrições e homologá-las, confeccionar o modelo das cédulas de votação, esclarecer dúvidas, amenizar conflitos relacionados às prévias, receber informações de votos de cada município, apurar e divulgar o resultado final.

Confirmada

Deputada Federal Geovania de Sá confirmou na sexta-feira a vinda do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga à Criciúma. Em entrevista à Massa FM ele disse que o Ministro estará na cidade no dia 18 de Fevereiro. Ele vem acompanhar a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do Rio Maina. A UPA construída pelo Governo de Criciúma será parcialmente custeada com recursos do Governo Federal.

Pautas

O Turismo e a reativação dos voos comerciais no Aeroporto Diomício Freitas foram as pautas da primeira reunião do ano na Amrec. Segundo o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, que presidente a entidade, as duas ações são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico de toda a região.

Garantido

O Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas garantiu aos deputados federais de Santa Catarina que o Governo irá assegurar os recursos necessários para concluir a pavimentação da Serra da Rocinha. A rodovia federal faz a ligação do extremo Sul de Santa Catarina, através do município de Timbé do Sul, com o planalto serrano gaúcho e deve ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Parceria

A Satc assinou um projeto de parceria com a empresa BaseCamp, empresa sediada em Israel e que prestará serviços de consultoria para o desenvolvimento de um Distrito de Inovação em Criciúma. Segundo o presidente da Associação Brasileira do Carvão, a ação é a primeira do processo de transição do setor carbonífero e vai colocar Criciúma na vitrine mundial das iniciativas do setor de tecnologia e inovação.

Volta

Estudantes da Rede Municipal de Içara retomam as atividades nesta segunda-feira. Ao longo da semana professores e diretores aceleraram os últimos ajustes para a chegada dos estudantes. Diferente do ano passado, a volta às aulas em 2022 é com modelo 100% presencial. Outra novidade é a distribuição e uniformes e materiais feita pelo governo para aliviar o bolso dos pais.