Jairinho será um defensor da agricultura

35

Vereador eleito vai trabalhar em um projeto que venha a ajudar os agricultores, principalmente na diversificação da cultura

Içara

O presidente da Coofapi, Jairo Manoel da Silveira, o Jairinho, foi eleito vereador pelo PSD com 639 votos. Ele aceitou o convite do vereador e candidato a prefeito pelo PSD Alex Michel e conseguiu uma das cadeiras do Legislativo içarense. Ele avaliou que a sua eleição foi baseada na região onde reside, onde foi o mais votado, e no trabalho feito em todo o município, já que fez votos em quase todos os colégios eleitorais.

A sua principal bandeira na Câmara de Vereadores será buscar melhorias para a agricultura do município, buscando projeto que venha ao encontro dos interesses dos agricultores. Quer também incentivar a diversificação da propriedade, fazendo com que os trabalhadores rurais cultivem outras culturas, além do fumo. Esta diversificação inclui a fruticultura, as pequenas agroindústrias e o incentivo para o trabalho com gado de corte e gado leiteiro.

Vai lutar também para a construção de um galpão, onde poderão ser secadas e armazenadas as produções de grãos. Içara é forte na produção de milho, soja e feijão, mas chegando no momento da colheita, os agricultores não têm onde colocar a produção. Segundo o vereador eleito, tem a garantia do deputado Ricardo Guidi de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil a ser usada para a construção do galpão.

Jornal Gazeta – Como surgiu o gosto pela política?

Jairo Manoel da Silveira (Jairinho) – Sempre fui participativo nas causas sociais, igreja, associação, cooperativa, por isso acabava me envolvendo nas campanhas políticas, daí surgiu o gosto pela política partidária.

Gazeta – Porque se filiou ao PSD e há quanto tempo?

Jairinho – Em 2010 comecei a participar de algumas reuniões, nunca tinha me filiado em um partido. Conheci o PSD e me filiei em outubro de 2011.

Gazeta – Quem fez o convite para ser candidato a vereador?

Jairinho – Em 2018, quando o vereador Alex Michels deixou a presidência da câmara, falou que iria compor a chapa de majoritária, e me fez o convite a ser candidato a vereador. Nesta data já fazia parte da executiva do partido e de pronto aceitei o desafio.

Gazeta – Quais as dificuldades encontradas na campanha, além da pandemia da Covid-19?

Jairinho – Minha campanha, assim como todas, teve muitas dificuldades por ser a primeira vez a disputar. O nome não é tão conhecido na cidade, e isso se torna uma dificuldade. Também enfrentei tentativa de impugnação, que num primeiro momento atrapalhou muito, mas que depois da absolvição acabou dando um gás maior na equipe e a campanha deslanchou.

Gazeta – Foi uma surpresa conseguir ser eleito?

Jairinho – Para muitos, minha eleição foi surpresa, mas para mim não foi, sabia que tinha viabilidade, fiz um trabalho como presidente da Coopafi, onde tenho grandes amizades e minha base foi em duas colunas: o trabalho feito e a região onde resido. Isso se confirmou, fui o mais votado em Campo Mãe Luzia e no Coqueiros e no restante do município busquei votos em todos os 37 pontos de votação.

Gazeta – Quais suas principais bandeiras para a sua legislatura?

Jairinho – Fiz uma campanha baseada não em promessas, mas em comprometimento. Sei do papel do vereador, que é legislar e fiscalizar, mas minha principal bandeira será a agricultura. Meu papel será unir, aproximar o campo e a cidade. Um precisa do outro. Os agricultores precisam plantar e vender para ter renda e a cidade precisa de alimentos de qualidade e é muito melhor se estes alimentos venham da própria cidade, girando a economia local.

Gazeta – Alguma defesa especial para o bairro onde você mora?

Jairinho – Tenho várias defesas para minha região. Campo Mãe Luzia e Coqueiros são regiões agrícolas. Têm cinco quilômetros de extensão que faltam serem pavimentados. Ficamos na rota açoriana e no vale das melancias, e somos rota de passagem entre Balneário Rincão e Morro dos Conventos Temos um potencial de explorar o turismo rural. Irei defender e propor projetos que venham sanar estas dificuldades.

Gazeta – Como avaliou o desempenho do candidato a prefeito Alex Michels?

Jairinho – Tenho um respeito muito grande ao amigo Alex Michels. Honrou com todos os seus compromissos. Fez uma linda campanha com propósito de pensar na cidade, independente de qualquer coisa. Não mudou uma vírgula do seu discurso e conquistou uma grande votação. Vai poder contribuir muito com a cidade futuramente.

Gazeta – Qual a expectativa para o mandato da prefeita Dalvânia?

Jairinho – Içara tem crescido muito nos últimos anos. A prefeita Dalvânia tem experiência em gestão e acredito que irá aproveitar todo o potencial de crescimento que a cidade ainda tem. Estamos geograficamente em um lugar privilegiado, onde as principais rodovias cortam nossa cidade, atrair empresas e movimentar a economia são potencialidades que contribuem para o crescimento.

Gazeta – Quem você gostaria de agradecer pelos votos que os elegeram?

Jairinho – Gostaria primeiramente de agradecer a Deus, por me permitir viver este momento e a todos que acreditaram em nosso projeto e abraçaram nossa campanha, onde juntos conquistamos 639 votos. Quero trabalhar muito e honrar a cada um, sempre baseado em princípios e valores. Contem com o Jairinho a partir de 1°de janeiro na Câmara de Vereadores. Muito obrigado a todos e todas.