Coluna PV show – 10/08/2019

26

CEBOLA CARAMELIZADA

Qual o jeito certo de fazer?

A cebola caramelizada vem ganhando o gosto popular pelo seu sabor doce e inconfundível e também pelo belo par que forma com o hambúrguer. Mas afinal, qual o jeito certo de preparar?

Vamos por partes. A caramelização é um processo em que os açucares da cebola são liberados pelo calor e se transformam em caramelo. O resultado é uma cebola macia, molinha, com tonalidade marrom, bem menos ácida e levemente doce.

E ela pode ser feita de duas maneiras:

MÉTODO 1 – Caramelização lenta!

Corte a cebola em anéis largos. Coloque uma frigideira para aquecer e deixe esquentando também um pouco de gordura, que pode ser azeite, óleo ou banha de porco. Adicione então as cebolas. Deixe-as paradas, refogando por alguns minutos e então mexa. Faça isso várias vezes, até perceber que ela vai trocando de cor. Quando chegar na tonalidade marrom, adicione um pouco de shoyo (1\2 colhe de sopa por cebola) e continue mexendo. Prove, corrija os sabores se necessário e finalize. Esse processo leva de 30 a 40 minutos.

MÉTODO 2 – Caramelização rápida!

Corte a cebola em anéis largos. Com a frigideira e a gordura quentes, adicione a cebola. De uma leve refogada, e quando ela trocar de cor, adicione o açúcar mascavo e molho shoyo na quantidade de 1\2 colher para cada cebola. Quando perceber uma mudança de tonalidade, experimente. Esse processo leva de 5 a 10 minutos.

Como são diferentes processos, teremos diferentes resultados de sabor. Quando a caramelização é lenta, o doce da cebola é natural, exaltando os atributos da estrela da festa.  Já no processo rápido, você ganha mais características, e obtém um adocicado diferente.

Portanto, não existe uma maneira certa ou errada de se fazer cebola caramelizada. Existe sim, uma demanda a ser atendida. Se você vai receber seus amigos e terá poucos lanches para servir, por exemplo, escolha o processo lento e vá caramelizando a cebola naturalmente enquanto se diverte.

Agora, se a sua festa tomou grandes proporções e um batalhão de famintos lhe aguardam, uso o processo rápido e deixe ela pronta e menos tempo, para ir aos poucos montando os lanches.

Vale destacar que a cebola caramelizada não acompanha somente hambúrguer. Ela pode ser servida com um bife, adicionada a um caldo para virar uma sopa ou até mesmo, incrementar os sabores de um risoto. Use a criatividade e case tenha dúvidas me escreva no cozinhacomalmondega@gmail.com

Dicas gerais:

1 – Corte a cebola em anéis largos, se ela estiver fina, queima e deixa um gosto amargo na receita.

2 – Não abuse do molho shoyu. Ele é salgado e sua receita pode desandar.

O Chef PV Show está também no youtube, facebook em instagram, com o perfil @CozinhaComAlmondega. Divirta-se e bom apetite.