Ação da Escola Profissional Municipal começou na noite de segunda-feira e faz parte do Projeto Esplanada Bem Cuidada

Içara

Qualificação profissional para 40 moradores do bairro Esplanada, este é o principal objetivo do curso de costureiro industrial que está sendo oferecido pela Escola Profissional Municipal de Içara, em parceria com a Escola Móvel do Senai. A formação faz parte do projeto Esplanada Bem Cuidada, onde o Governo busca atender demandas sociais e estruturantes do bairro, oportunizando uma nova profissão aos cidadãos da localidade. Os alunos já puderam conhecer a estrutura da carreta, que está oferecendo o atendimento educacional aos inscritos. A primeira aula foi iniciada na tarde desta segunda-feira, dia 31, já o evento inaugural, foi realizado durante a noite.

A iniciativa já foi realizada no ano passado no centro da cidade, onde mais de 100 profissionais receberam uma formação em cinco cursos específicos. “As profissões exigem técnica, todas as pessoas possuem talentos, só precisam de oportunidade para serem lapidados. O poder público está fazendo a sua parte, devolvendo a sociedade os recursos investidos no município. O bairro Esplanada fica muito longe do centro da cidade, um bairro com vulnerabilidade, por isso surgiu o Esplanada Bem Cuidada. O projeto foi pensado para unir a qualidade de vida com eventos esportivos e culturais, saúde, educação, uma nova creche, profissionalização da mão de obra e por aí vai, o projeto é lindo e já começa sair do papel”, disse a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

O evento inaugural da Escola Profissional Municipal no bairro Esplanada reuniu além dos alunos, familiares e autoridades locais. A partir de agora as aulas seguem no local, em frente ao Centro de Assistência Social (Cras), por pelo menos dois meses.

“Nosso município tem algumas demandas especificas de cada bairro. No Esplanada sentimos a necessidade de orientar e incentivar ao primeiro ou novo emprego, ou até mesmo a qualificação, por isso estamos trazendo o projeto para dentro do bairro. Conhecimento ninguém pode tirar da gente”, lembrou o secretário de assistência social, habitação, trabalho e renda, Eduardo Zata.

O curso terá 180 horas ao todo, sendo 20 horas de aula teórica e 160 horas de aula prática. As aulas são conduzidas pela instrutora de aprendizagem Maria Celene Petry, que vai abordar as mais diversas temáticas da boa costura. A formatura está prevista para abril.

“É uma alegria muito grande para nós estarmos mais uma vez em Içara, desta vez em um projeto ainda mais nobre, no sentido social. É uma satisfação muito grande poder contribuir com a educação profissional desses homens e mulheres do curso de costura industrial. Com certeza vai oportunizar a esses alunos um novo universo de conhecimento para que eles possam empreender no seu próprio negócio, conseguir uma vaga de emprego com uma colocação melhor do que a que tem hoje. Só temos a parabenizar o município por mais esta importante iniciativa e pela inovação de trazer o curso para dentro da comunidade, possibilitando o acesso a educação aos moradores aqui do bairro Esplanada”, finalizou a gerente executiva do Senai Sul e Litoral Sul, Graziela Silva Branco.