Vacinação de crianças atinge 3,25% em Içara

21

Estimativa é vacinar 5.824 crianças entre cinco e 11 anos no município, que até o momento aplicou 189 doses nessa faixa etária

Içara

A estimativa em Içara é vacinar 5.824 crianças entre cinco e 11 anos contra a covid-19, mas até o momento o município registra apenas 189 doses aplicadas a esse público, o equivalente a 3,25% do total. Na tentativa de aumentar esse percentual, a partir desta segunda-feira, dia 31, a vacinação será oferecida em mais unidades de saúde.

A aplicação ocorrerá conforme agendamento, nas unidades de saúde dos bairros Presidente Vargas, Aurora, Vila Nova, Jaqueline, Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, Esplanada e Liri, sendo estendida a crianças dessa faixa etária com ou sem comorbidades ou deficiência.

Ao todo, o município já aplicou 89.564 doses das vacinas contra o coronavírus em mais de um ano de campanha. A primeira dose foi administrada a 40.398 pessoas; 37.551 içarenses já concluíram o esquema vacinal primário e 11.426 receberam também a dose de reforço.

O atendimento de adolescentes e adultos segue no Centro de Vacinação, localizado na Praça da Juventude Fernando Pacheco, entre 14 e 20 horas.

O cronograma para esta semana está assim: para a primeira dose, em adolescentes a partir de 12 anos (de segunda a sexta-feira); para a segunda dose, da Pfizer para quem fez a primeira dose até o dia 10 de dezembro ou está em atraso (de segunda a sexta-feira), da AstraZeneca para quem está em atraso (de segunda a sexta-feira), da Coronavac para quem estiver em atraso (de segunda a sexta-feira); e para o Reforço, da Pfizer para quem tem 18 anos ou mais e fez a segunda dose desse imunizante, de Coronavac ou AstraZeneca há pelo menos quatro meses (de segunda a sexta-feira), da Pfizer para gestantes e puérperas que aplicaram a primeira dose há pelo menos cinco meses (de segunda a sexta-feira); e da Janssen para pessoas que aplicaram a dose única desse imunizante há pelo menos dois meses (de segunda a sexta-feira. Se for gestante, deve fazer o reforço com Pfizer). Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.