Processo de captura contra o autor de disparos contra policiais militares acarretou na morte do acusado

Criciúma

A Polícia Militar emitiu na noite de quarta-feira (1º) uma nota oficial esclarecendo as ações ocorridas no processo de captura do autor do crime que levou à morte o cabo Ribeiro. O criminoso trata-se de Fabiano Dozol, de 29 anos, que na tarde de quarta morreu em confronto com a PM.

O outro policial que também foi atingido na ocorrência ainda está hospitalizado após passar por cirurgia. Ele recebeu dois disparos, que acertaram a região da cabeça do militar.

“Um acertou de raspão a região entre o nariz e a bochecha do lado do rosto. O outro tiro entrou atrás da orelha e ficou alojada no pescoço. Não chegou a atingir a coluna, mas ficou bem próximo. Existia uma chance de ele ficar tetraplégico, porém os exames demonstram que não deve acontecer. Ele está próximo de receber a alta médica”, explicou o coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª Região de Polícia Militar, que assina a nota abaixo:

A Polícia Militar de Santa Catarina, com seus quase 185 anos de contribuições e conquistas para o povo barriga verde, vem a público fazer lembrar a dor que cada um de nós, ainda está vivenciando devido a inesperada e violenta perda do Cabo PM João Batista Figueiredo Ribeiro, durante uma ocorrência na data de ontem (31).

Na mesma ocasião, outro policial militar restou ferido e segue hospitalizado. Como desdobramento deste trágico fato, várias ações policiais militares foram desencadeadas com o objetivo de localizar o autor. De imediato, o criminoso foi reconhecido, iniciando-se as operações de busca. Várias frações de tropa especializadas, oriundas de outras cidades, foram mobilizadas nessa missão.

Na tarde de hoje (1º), o autor do homicídio foi encontrado por uma equipe de policiais militares, tendo ocorrido um confronto, que culminou com a sua morte. Destaca-se, que em ocorrência de tamanha magnitude, a Polícia Militar age de ofício instaurando o devido procedimento investigatório, a fim de esclarecer todos os fatos ocorridos.

Eventuais denúncias, que aportarem em nossos órgãos correcionais, serão apuradas em consonância com a legislação vigente. Prosseguimos intransigentes com a ilegalidade e atuando em nome da defesa das instituições democráticas, pois a necessária transparência dos nossos atos não é algo discricionário, mas sim um atributo obrigatório para todos os integrantes da Policia Militar Catarinense.

Criciúma, 1º de abril de 2020.

Cosme Manique Barreto

Comandante da 6ª Região de Policia Militar