Cuidar da saúde mental nunca foi tão relevante

32

Mês foi escolhido por ser considerado um período em que as pessoas estão mais propensas a pensar sobre suas vidas

Criciúma e Içara

O mês foi escolhido para se tratar tematicamente sobre a saúde mental por ser considerado um período em que as pessoas estão mais propensas a pensar sobre suas vidas, e o branco, simbolicamente, por estar relacionado a uma folha em branco, onde possam ser escritas e reescritas novas histórias.

“Ainda estamos passando por períodos difíceis de pandemia. E é importante compreender que para cuidar da saúde mental, não precisamos esperar que ela falte, podemos iniciar com hábitos saudáveis e evitar situações de extremo estresse”, diz o professor do curso de Psicologia da Esucri, Paulo de Tarso.

A professora Thaís Wachholz também reforça a importância de desenvolver ações com essa temática. “A Psicologia deve atuar na direção de construir espaços de articulação e debate sobre a promoção de meios que facilitem às pessoas, um encontro com suas necessidades e as vias para satisfazê-las no tocante à uma vida mais saudável e porque não dizer, feliz”.

“Compreendemos que não é possível promover saúde mental sem que as ações e discussões estejam articuladas às questões econômicas, sociais, a pluralidade de crenças culturais, questões raciais, de gênero entre tantas outras que atravessam nossa vida cotidiana. Por isso, a importância de estarmos engajados com a comunidade externa, redes de apoio e demais setores da sociedade”, ressaltou a coordenadora do curso de Psicologia, professora Clarívia Fontana.

A promoção da saúde mental ajuda a população a ter pensamentos mais claros, positivos e saudáveis. Cada um com sua história de vida, deve buscar uma convivência pacífica com o todo. Isto levará a uma vida mais leve e livre.

“O cuidado em Saúde Mental está fundamentado no acolhimento integral da subjetividade das pessoas em sofrimento psíquico. Para isso, são necessárias a suspensão de pré-conceitos e a superação da clínica limitada ao tratamento de sintomas”, considera a professora Mara Elisa Pereira, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Palestra virtual em Içara

Em alusão ao janeiro branco, ocorreu na terça-feira (25) uma palestra virtual com a psiquiatra Dra. Simone Araújo Haag. O evento, intitulado como “O que é saúde mental?” foi organizado pela Secretaria de Saúde de Içara focado em profissionais de área como médicos e enfermeiros. A palestra seria presencial, mas diante da crescente do número de infecções por Covid-19 foi modificado.

Esta é apenas uma de inúmeras outras ações desenvolvidas ao longo do mês como rodas de conversa, além de divulgação de material motivacional e orientativo em redes sociais, imprensa e panfletos. “Essa é uma área que requer atenção. Nos dias atuais, os fatores psíquicos estão cada vez mais presentes através de doenças modernas como depressão, bipolaridade e outras síndromes de maneira geral”, comentou o secretário de saúde Sandro Ressler.