Câmeras registram passagem de meteoro pelo céu do sul de SC

178

Fenômeno pode ser visto de várias cidades, inclusive Criciúma, mas se desintegrou em cima de Caxias do Sul

Da Redação

Um meteoro de grandes proporções e com luminosidade maior que a Lua foi registrado na madrugada de quinta-feira (1º) no céu da região Sul do Brasil. O Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, registrou imagens da queda, ocorrida por volta da 1h09, e se desintegrando sobre a cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha.

Câmeras em Criciúma também registraram a passagem e fazem parte de um compilado de imagens publicadas no Youbube (caso queira ver, use o QRCode desta matéria).

O proprietário do observatório e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região Sul, professor Carlos Fernando Jung, disse que o meteoro é um superbólido, extremamente luminoso, com um brilho mais intenso do que a Lua cheia. Ele afirmou que o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 quilômetros, se desintegrando a 114,9 km de Taquara. “Foi o maior registrado até hoje no Sul desde 2016”, garantiu Jung.

“Em função da onda de choque que ele produz, há sensação de explosão. Quando ocorre isso, o meteoro possivelmente deixou resquícios, produzindo meteoritos no solo”. Dependendo do tamanho do objeto, o impacto pode ser perigoso e causar tremores no chão e prejuízos.

Não há nenhum registro de ocorrências do tipo, segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região.